O que fazer em São Paulo segunda-feira em 2022

22
40602

O que fazer em São Paulo segunda feira é uma dúvida comum de muitos turistas que visitam a cidade. Muitas atrações, como museus fecham nesse dia. Para facilitar seu roteiro nessa grande metrópole, reuni 15 dicas de programas legais ideais para fazer nesse dia.

Leia também nossos artigos:

O que fecha em São Paulo segunda-feira

Antes disso, vou te contar alguns lugares que fecham na segunda-feira para que você reserve outros dias da semana para visitá-los:

O que fazer em São Paulo segunda-feira

Agora que você já sabe o estará fechado, vamos as nossas dicas de 15 passeios para fazer e São Paulo segunda-feira. Caso você queira fazer esses passeios em outro dia, não tem problema. Apenas atente-se ao horário de funcionamento.

Se você não curte muito fazer passeios por conta própria, pode contratar um visita guiada por São Paulo, pois os tours acontecem às segundas e sextas-feiras. O passeio dura em média 5 horas e passa por vários monumentos do centro da cidade e do bairro da Liberdade.

Tomar café da manhã na Coffee Selfie

Que tal começar o dia com um delicioso café da manhã? E para você começar bem seu dia, vamos deixar uma dica de uma cafeteria que está fazendo sucesso em São Paulo: a Coffee Selfie, que fica localizada no bairro da Liberdade. 

Estivemos na cafeteria agora no mês de dezembro e já saímos de lá querendo voltar, pois tudo estava delicioso e o atendimento foi nota dez. 

Coffee Selfie, café com fotografia em sao paulo, onde fica a cafeteria com foto em sao paulo
Cafeteria Coffee Selfie em São Paulo

A cafeteria faz sucesso por colocar uma fotografia de seu rosto na espuma do café ou de algumas outras bebidas vendidas no local. 

Nos recomendaram experimentar o waffle de pão de queijo, fizemos isso e adoramos, não deixe de provar. É muito saboroso. 

Pedimos um frapputtino e um cappuccino, uma bebida gelada e a outra quente. Repare que as fotos ficaram ótimas nas duas bebidas.

café da manha em sao paulo, cafeterias tematicas em sao pualo, cafeterias liberdade
Café com foto em São Paulo: frapputtino e cappuccino

O lugar é super charmoso, o atendimento ótimo e as comidas/bebidas saborosas. E os cafés com fotos são pra lá de charmosos. Vá você também conhecer. 

  • Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 9 às 20:45 e aos domingos das 9 às 19:45.
  • Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 107 – Liberdade
  • Estação de Metrô mais próxima: Estação Liberdade – 350 metros. 

Curtiu a dica? Então tenho certeza que você vai amar nosso artigo com 5 restaurantes temáticos que você precisa conhecer em São Paulo. 

Visitar a Pinacoteca

A Pinacoteca é um museu que está constantemente ocupando as primeiras posições da lista de melhores museus do Brasil.

De acordo com a premiação Traveler’s Choice do site TripAdvisor de 2018, a Pinacoteca ocupou a 1ª posição como melhor museu do Brasil!!! Então já deu para notar que você deve conhecê-la né?

passeios em São Paulo segunda feira
Pinacoteca em São Paulo

O local é enorme!!! São 3 andares repletos de exposições, que incluem quadros de artistas famosos como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Almeida Junior, entre outros e também exposições modernas, com a interação do público.

O ideal é reservar pelo menos três horas para visitar o local. Garanto que valerá a pena. E você sairá de lá com gostinho de quero mais! Confira nosso artigo Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca.

  • Site: pinacoteca.org.br
  • Horário de Funcionamento: De quarta a segunda das 10 às 17:30
  • Valor: R$ 20,00. Para crianças menores de 10 anos e adultos maiores de 60 anos a entrada é gratuita. (valor em fevereiro/2022)
  • Endereço: Praça da Luz nº 2 – Luz
  • Estação de Metrô mais próxima: Estação Luz

Fazer uma Visita guiada ao Edifício Matarazzo

O imponente e luxuoso Edifício onde hoje funciona a prefeitura de São Paulo foi inaugurado no final da década de 1930. Também é conhecido como Banespinha ou Palácio do Anhangabaú.

As visitas guiadas acontecem duas vezes por dia e tem duração de uma hora. Fizemos uma visita guiada recentemente e gostamos muito. A visita começa no saguão de entrada, onde fomos apresentados a história do edifício e de detalhes de sua arquitetura. Ainda visitamos o terraço, localizado no 14º andar do Edifício.

como são as visitas guiadas ao Edifício Matarazzo em São Paulo
Vista a partir do Terraço do Edifício Matarazzo

No terraço existe um jardim com mais de 400 espécies de plantas. E esse é o local mais esperado pelos visitantes, que querem ver a cidade do alto. Lá existem três mirantes.

  • Site: Prefeitura SP
  • Horário das visitas: De terça a sábado às 14:30 e às 16:30.
  • Atenção: só entram 10 pessoas por horário, por isso é importante chegar com no mínimo 1 hora de antecedência, pois a inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. E é obrigatória a apresentação de documento de identidade de todos os participantes.
  • Endereço: Viaduto do Chá, n°15
  • Duração: 1 hora
  • Valor: gratuito
  • Estação de metrô mais próxima: Anhangabaú

Conhecer o Beco do Batman

Esse é um lugar que deve estar no roteiro de quem adora arte urbana. O local é uma galeria de grafite a céu aberto, por isso é um local muito procurado pelos turistas, doidos para tirar um montão de fotos.

o que fazer em São Paulo segunda-feira
Beco do Batman – Vila Madalena – São Paulo

A história do local começou na década de 80 quando foi encontrado um desenho do homem-morcego numa das paredes da região. Isso atraiu muitos estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica nas paredes do Beco, formando a galeria conhecida como Beco do Batman.

  • Endereço: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena
  • Valor: gratuito
  • Estação de metrô mais próxima: Clínicas.

 

Jantar no Terraço Itália e ver a cidade do alto

O Edifício Itália possui 165 metros de altura, 41 andares e é o segundo edifício mais alto de São Paulo. Foi projetado e arquitetado pelo alemão Franz Heep e inaugurado no ano de 1965. Do alto de sua cobertura é possível ter uma visão panorâmica em 360 graus da cidade. Caso queira somente visitar o terraço é possível.

o que fazer em São Paulo segunda feira
Vista de São Paulo do Terraço Itália

O restaurante é especializado em comida italiana, o ambiente é bem romântico, com velas, pianista tocando e uma vista maravilhosa de São Paulo. Nós já jantamos lá por duas vezes, para comemorações especiais e gostamos muito. Confira nossa matéria quanto custa jantar no Terraço Itália. 

De lá é possível ver a cidade do alto e contemplar vários prédios, apartamentos e pontos turísticos. 

  • Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12:00 à meia-noite; sexta a sábado das 12:00 à 1:00; domingos e feriados das 12:00 às 23:00. 
  • Endereço: Av. Ipiranga, 344 – 41º andar, Centro – São Paulo
  • Estação de metrô mais próxima: República

Confira um Roteiro no Centro de São Paulo – Estação Sé do Metrô

Fazer uma Visita guiada ao Mirante do Edifício Copan

O Edifício é símbolo da arquitetura moderna brasileira, cujo projeto foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Edifício COPAN em São Paulo
Vista do Edifício COPAN em São Paulo

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, repartidos em 32 andares e 120 mil m² de área construída.

Sua arquitetura em forma de “S” está sempre evidente no horizonte de quem passa pelas principais vias da cidade.

  • Endereço: Av. Ipiranga n° 200
  • Horário das visitas guiadas: De segunda a sexta às 10:30 e às 15:30
  • Atenção: chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência, pois a inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. E é obrigatória a apresentação de documento de identidade de todos os participantes.
  • Valor: gratuito
  • Estação de metrô mais próxima: República

Ir ao Parque do Ibirapuera

O parque é uma das principais áreas de lazer paulistanas. Foi inaugurado no ano de 1954 e conta com pista de caminhada, 3 lagos, ginásio, planetário, quadras esportivas, além de um importante conjunto arquitetônico  e cultural. No local existem construções projetadas por Oscar Niemeyer. 

passeios em São Paulo segunda feira: Parque Ibirapuera
Parque do Ibirapuera em São Paulo
  • Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral s/n
  • Horário de Funcionamento: todos os dias das 5 às 0 horas.

Ir ao Mercado Municipal e comer um sanduíche de mortadela

O mercado foi inaugurado no ano de 1933, mas foi restaurado em 2004, ano em que ganhou um mezanino para abrigar os restaurantes. Hoje o Mercadão é parada obrigatória para turistas de todos os lugares do mundo. 

No local você poderá encontrar as mais variadas frutas, queijos, carnes, massas, vinhos e muito mais. 

Passeios em São Paulo segunda-feira: ir ao Mercado Municipal
Mercado Municipal de São Paulo

O prato mais tradicional do Mercado é o famoso sanduíche de mortadela, não deixe de experimentar. Já te adiantando que ele é enorme!!!

  • Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 6 às 18 hs e domingo das 6 às 16 hs.
  • Endereço: Rua da Cantareira n 306 – Parque Dom Pedro II
  • Estação de metrô mais próxima: Luz ou São Bento

Ir ao Parque da Independência – dicas sobre o que fazer em São Paulo segunda-feira 

O Parque da Independência fica no bairro do Ipiranga e foi inaugurado no ano de 1989. O local é de grande importância pois foi ali que ocorreu o Grito da Independência, proclamada por D. Pedro I. 

A área de 161.300 metros quadrados e abriga o Museus da Independência, o Monumento à Independência, a Casa do Grito e um bosque belíssimo, com a recriação de jardins franceses. 

principais passeios em São Paulo segunda feira
Museu do Ipiranga em São Paulo

Infelizmente o Museu do Ipiranga continua fechado até hoje, mas sua reabertura está prevista para o mês de setembro de 2022.

Mas mesmo com o museu fechado vale a pena visitar o parque, pois o local é lindo! Quer saber mais lugares legais próximos ao parque? Confira Passeios Gratuitos no Ipiranga em São Paulo.

  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 5:00 às 20:00.
  • Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
  • Estação de metrô mais próximas: Sacomã – precisa pegar ônibus ou Uber para concluir o trajeto, pois é longo. 

Ver as exposições do Centro Cultural do Banco do Brasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil funciona desde o ano de 2001, num prédio com traços de arquitetura neoclássica, mantendo as características das construções do início século.

No Centro Cultural existe uma ampla programação com opções de cinema, teatro e exposições. 

  • Site: culturabancodobrasil.com.br/programacao/sao-paulo
  • Horário de funcionamento: De quarta a segunda das 9 às 19 horas.
  • Endereço: Rua Álvares Penteado nº 112 – Sé
  • Estação de metrô mais próximas: Sé

Conhecer o Bairro da Liberdade

A maioria dos moradores do bairro da Liberdade em São Paulo é de japoneses, chineses e coreanos.

Ao caminhar pelas ruas da Liberdade você se sentirá como se estivesse no Japão, pois o bairro é enfeitado com inúmeras lanternas japonesas, que dão um ar super especial ao local.

o que fazer em São Paulo segunda-feira
Jardim Japonês na Liberdade

Vale a pena também visitar o Pórtico localizado na Rua Galvão Bueno e o Jardim Japonês. Se tiver mais tempo, recomendo que faça um tour guiado, fiz isso e gostei muito. 

No local existem inúmeros restaurantes, lanchonetes, pastelarias e docerias. Vale a pena experimentar. Confira dicas de 5 restaurantes na Liberdade para você conhecer. 

Ir ao Zoológico ou ao Aquário de São Paulo

Zoológico de São Paulo

Você sabia que o zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil? Atualmente vivem mais de 3.200 espécies de animais no zoo de São Paulo.

O local é bonito e bem cuidado e te proporcionará contato com mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados.

passeios em São Paulo segunda-feira
Zoológico de São Paulo

Além de visitar o zoo, você poderá visitar o Mundo dos Dinossauros e o Zoo Safari. Nós fizemos esse passeio recentemente e contamos nossa experiência aqui, confira. 

  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9 às 17 horas
  • Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda
  • Valor: R$ 59,90 para adultos e crianças acima de 12 anos; R$ 29,90 para crianças de 6 a 12 anos e idosos; gratuito para crianças de até 5 anos (valores em fevereiro/2022)
  • Estação de metrô mais próximas: São Judas e Saúde

Aquário de São Paulo

O Aquário é enorme e bem legal, um dos melhores que já visitamos no Brasil. E pra quem vai achando que lá só tem peixe, está enganado, pois têm muitos outros animais, como: bicho preguiça, canguru, suricato, cobras, jacarés, entre outros.

Tem também um jacaré alpino, que a maioria das pessoas nunca teve a oportunidade de ver de perto. Mas quem dá um show no aquário é o urso polar. Só pra vê-lo de perto já vale a visita. 

Aquario de Sao Paulo: o que fazer em Sao Paulo segunda feira
Urso Polar no Aquário de São Paulo

Visitar o aquário segunda-feira tem ainda uma outra vantagem: o ingresso é mais barato, pois tem preço único. 

  • Site: www.aquariodesp.com.br
  • Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga
  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9:00 às 17:00
  • Valor: R$ 80,00 para crianças de 3 a 12 anos, R$ 100,00 para adultos. Às segundas-feiras o ingresso tem preço único, custa R$ 80,00 (valores em fevereiro/2022).
  • Atenção: para entrar no aquário é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação de COVID-19 para maiores de 12 anos;
  • Estação de metrô mais próxima: Linha Verde – Estação Santos-Imigrantes 

Ir ao Mirante do Edifício Martinelli

O Mirante do Edifício Martinelli ficou muito tempo fechado e abriu as portas no mês de abril de 2019. 

De lá é possível ver a cidade de São Paulo sob vários ângulos. Se você já foi ao Farol Santander, poderá notar que a vista é bem parecida, mas eu prefiro a do Ed. Martinelli, quer saber porque? 

o que fazer em São Paulo segunda-feira
Mirante do Edifício Martinelli

Pois o mirante do Farol Santander é totalmente cercado por vidros, então você verá a cidade através deles. Já no Edifício Martinelli, poderá ver a cidade sem os vidros. Além disso é dele que se tem a melhor vista do Edifício Altino Arantes, o Farol Santander, que foi construído baseado no Empire State Building. 

  • Site: Ed. Martinelli
  • Horário de Visitação: temporariamente suspensa por conta da COVID-19. Informação em 01/02/2022.
  • Endereço: Rua Libero Badaró nº 504 a 518 ou Rua São Bento nº 397 a 413 – Centro
  • Valor: Gratuito
  • Estação de metrô mais próxima: São Bento

Ir ao Museu das Invenções

O Museu das Invenções, mais conhecido como Inventolândia é o local ideal para pessoas curiosas. Lá estão expostas várias invenções que são constantemente alteradas, pois o acervo do museu conta com mais de 700 invenções.

Inventoânida - o que fazer em São Paulo segunda feira
Museu das Invenções Inventolândia em São Paulo

A visita no museu é guiada, o que a torna ainda mais divertida, pois a guia vai te mostrando várias peças que poderiam passar despercebidas por você.

Lá pudemos conhecer óculos para descanso, óculos focus, óculos para maquiagem, chinelo vassoura, lixeira pet, pipo refri e muito mais. Ficou curioso para saber o que são esses inventos? Confira nosso post

  • Site: Museu das Invenções
  • Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 10 às 17 horas
  • Endereço: Rua Dr. Homem de Melo, 1109 – Perdizes
  • Valor: R$ 15,00, entretanto é gratuito para crianças com idade inferior a 5 anos (valores em fevereiro/2022).
  • Estação de metrô mais próxima: Palmeiras-Barra Funda

Ir ao Centro da cidade e à Praça da Sé

Localizada no coração de São Paulo, a Praça da Sé é o centro geográfico da cidade.

É lá que está localizado o Marco Zero de São Paulo, de onde são medidas as distâncias vias públicas da cidade e também das rodovias paulistas.

Praca da Se em Sao Paulo
Praça da Sé em São Paulo

É nessa praça que estão localizadas as estátuas do Padre José de Anchieta, do Apóstolo Paulo e a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, que é a maior igreja da cidade com 92 metros de altura.

A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e oferece visitas monitoradas durante toda a semana.

Dica: fique atento ao transitar por essa região, pois existem muitos moradores de rua e também batedores de carteira.

  • Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro
  • Estação de metrô mais próxima: Sé

Dica Extra:

Sabia que é possível fazer uma caminhada guiada pelo centro da cidade? Infelizmente esse passeio não está disponível às segundas-feiras… mas se você tiver outro dia livre no seu roteiro por São Paulo valerá a pena.

O free walking tour é um passeio guiado em que no final do passeio você dá uma gorjeta para o guia. Já fizemos esse passeio em vários lugares do mundo e gostamos demais.


Bom é isso. Espero que tenha gostado das dicas sobre o que fazer em São Paulo segunda-feira. Você sabe de algum outro passeio legal? Conta pra gente, é só deixar um comentário aí embaixo.

Mais dicas de passeios em São Paulo

22 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas. Moro em São Paulo e folgo às segundas feiras e não sei muito o que fazer na cidade neste dia. Muito obrigada

  2. ótimas dicas sobre o que fazer em São Paulo segunda feira, isso foi um problema quando estive por lá hahhaha a maioria das coisas fechadas

  3. Top demais. Esse blog esta super me ajudando a preparar meu roteiro. Thank You!!!!

  4. São Paulo é tudo de bom em qualquer dia da semana né? Achei esse post muito útil porque muitas vezes fazemos uma programação e quando chegamos damos com a cara na porta. Ótima ideia.

    • Cynara, isso já aconteceu conosco algumas vezes, por isso fico bem esperta com as segundas-feiras. Bjs

  5. Ótimas dicas!

    Outro dia um amigo de outra cidade esteve em São Paulo, e como era uma segunda-feira, fiquei perdidinho na hora de indicar alguns lugares.

    Acabou que só fomos no Ibirapuera e no Beco do Batman, mas daria pra ter incluído outros lugares!

    Mandou bem neste apanhadão!

    Abraço

  6. São Paulo tem muita coisa boa para fazer, né? Na última vez que fui ficou faltando a Pinacoteca e o Masp…mas, já anotei todas as suas dicas! ;)

  7. Adorei as dicas! Não tinha pensado no beco do Batman, vou passar por lá com certeza. Obrigada!

  8. Amei as dicas, já quero correr pra São Paulo na próxima segunda-feira e desbravar essa lista deliciosa.

  9. Adorei as dicas Carol, em minha próxima ida a São Paulo vou usar seu post como roteiro.

  10. ótimos programas, com certeza visitaria o edíficio Matarazzo e o beco do batman, aliás irei fazê-lo no mês de agosto!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: