O que fazer em Campos do Jordão: 20 dicas

Conteúdo

Campos do Jordão em São Paulo é uma cidade que atrai turistas o ano inteiro. Porém entre os meses de junho e julho a cidade fica simplesmente lotada de pessoas querendo curtir o inverno na cidade. Descubra o que fazer em Campos do Jordão, como é o clima na cidade, onde comer, como chegar até lá e onde se hospedar.

Vamos começar falando um pouquinho sobre a cidade, em seguida falaremos sobre os principais pontos turísticos de Campos do Jordão e vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar a aproveitar melhor sua viagem. 

Pontos turísticos de Campos do Jordão, Vila Capivari em Campos do Jordão, rua cheia de guarda chuvas brancos
Vila Capivari em Campos do Jordão

Aproveite para ler nossos artigos:

Campos do Jordão: a Suíça Brasileira

A cidade de Campos do Jordão está localizada no Estado de São Paulo na Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de alturas e é a cidade mais alta do Brasil. Ela fica localizada a 180 km da capital do estado. 

É conhecida como a “Suíça Brasileira” em virtude de sua arquitetura ser baseada em construções europeias e por seu clima frio; sendo por isso uma das cidades mais procuradas no Brasil no inverno. 

Durante o inverno, a temperatura em Campos do Jordão costuma ficar negativa durante a madrugada.  E faz frio durante boa parte do dia. Entretanto durante o ano sua temperatura média fica em torno de 14°C.

Nós já visitamos a cidade durante o inverno e podemos garantir que faz frio… Então se for conhecer a cidade durante o inverno leve agasalho.

Como chegar a Campos do Jordão

O aeroporto mais próximo de Campos do Jordão é o de Guarulhos, que fica a 155 km de distância. Recomendamos que compre sua passagem no mínimo 60 dias de antecedência para garantir as melhores tarifas. Pesquise sua passagem pelo Skyscanner, que é um comparador de preços de passagens e te apresenta as melhores opções. 

Para completar seu trajeto até Campos do Jordão você terá algumas opções: 

  • Alugar um veículo, que é a forma mais confortável e prática. Nós recomendamos a Rentcars que é uma comparadora de preços de aluguel de veículos.
  • Ir de ônibus até São José dos Campos, que está a 77 km de distância e de lá pegar outro ônibus para Campos do Jordão;
  • Ir de táxi. 
  • Contratar uma excursão de um dia, saindo de São Paulo.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Campos do Jordão tem uma ampla variedade de hotéis, pousadas e imóveis para temporada. Preparamos um artigo com dicas de lugares para se hospedar em Campos do Jordão, vai lá conferir.

Vamos deixar aqui dicas de algumas pousadas baratas e bem avaliadas na cidade: Pousada Jardon, Pousada Itália Moderna e Pousada Morro do Elefante.

O que fazer em Campos do Jordão: Principais pontos turísticos

1. Pórtico de Campos do Jordão

melhores lugares para viajar em maio no Brasil Campos do Jordão
Pórtico de Campos do Jordão: um dos principais pontos turísticos da cidade

O Pórtico de Campos do Jordão é o portal turístico da cidade. Ele fica localizado bem na entrada da cidade e lá funciona um centro de informações turísticas.

O lugar é sempre lotado de turistas interessados em garantir uma bela foto. Nos arredores do pórtico você pode encontrar uma loja do Pastelão do Maluf e também a Chocolate Araucária, uma das fábricas que vendem chocolate da cidade.

2. Vila Capivari

Vila Capivari em Campos do Jordão
Vila Capivari em Campos do Jordão

A Vila Capivari é o point de Campos do Jordão. Lá você poderá encontrar inúmeras construções com arquitetura europeia. O lugar é super charmoso e está sempre cheio de turistas.

As ruas são repletas de restaurantes, lanchonetes, artesanato e chocolate artesanal. Para quem procura o que fazer em Campos do Jordão à noite, ir até a Vila Capivari é uma ótima escolha. Os restaurantes ficam lotados, muitos deles tocando música ao vivo.

3. Morro do Elefante: a melhor vista de Campos do Jordão

Vista de Campos do Jordão, Morro do Elefante em Campos do Jordão
Vista de Campos do Jordão

O Morro do Elefante é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão e também o principal mirante da cidade.

Ele está a 1.800 metros de altura, de onde é possível ver a cidade, o lago cheio de pedalinhos, as casas em estilo europeu dos bairros Vila Capivari, Vila Abernéssia e Vila Jaguarive. A vista é linda!

Ficamos um tempão lá. Demos uma volta na feirinha que vendia artesanato, tiramos muitas fotos. Lá tem uma estátua de um elefante, muitos turistas sentam-se nele para tirar fotos.

4. Fábrica de Cerveja Artesanal Baden Baden

Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão, visita até a fábrica de cerveja artesanal
Baden Baden em Campos do Jordão

Visitar a Fábrica da Baden Baden é um dos passeios mais tradicionais da cidade, principalmente para os apreciadores de cerveja artesanal. Entretanto é importante reservar sua visita com antecedência, para não correr o risco de chegar até lá e já estar lotado.

Fizemos isso e marcamos nossa visitação para 10 horas. Confira nosso artigo Baden Baden Campos do Jordão como foi nossa visita à fábrica, como agendar visitas e quanto custou.

No tour conhecemos todo o processo de fabricação da cerveja e ainda tivemos a oportunidade de experimentar algumas delas. 

5. Parque Capivari

Parque do Capivari em Campos do Jordão, parque com roda gigante, teleférico e brinquedos em Campos do Jordão
Parque Capivari um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão

O Parque Capivari é um lugar imperdível em Campos do Jordão. Sem dúvida um lugar que você precisa conhecer na cidade. A área do parque possui mais de 40 mil m2 e tem várias atrações.

  • Teleférico que é a principal atração;
  • Trenó na Montanha;
  • Carrossel;
  • Park kids;
  • Pedalinho;
  • Roda gigante, entre outras.

O trenó na montanha é a mais nova atração do parque. Ele possui um percurso de 485 metros e fica no Morro do Elefante, podendo atingir até 40 km/h. O trajeto pode ser feito em duplas ou individualmente.

O park kids possui um circuito infantil com diversas atividades: brinquedoteca, cama elástica com seis metros de diâmetro, tirolesa e arborismo e o mundo do “O Senhor dos Anéis”.

6. Teleférico de Campos do Jordão

Teleférico de Campos do Jordão, Parque Capivari
Teleférico de Campos do Jordão, Parque Capivari

O teleférico de Campos do Jordão foi inaugurado em 1970, sendo o primeiro Teleférico de Cadeirinha do Brasil. Uau!!! Já deu pra ver que é uma das relíquias da cidade né?

O teleférico foi totalmente reformado e hoje é o primeiro modelo de Teleférico Misto da América Latina, com opção de cadeira com 6 lugares e cabine com 8 lugares.

Assim você terá a opção descer sentado em cadeiras (aberto) ou em cabines (fechado). Nós achamos que a experiência em cadeiras é melhor, além de ser possível contemplar uma vista panorâmica da cidade e da Serra da Mantiqueira.

Teleférico de Campos do Jordão, cabines abertas e fechadas
Teleférico de Campos do Jordão: cabines para 8 pessoas e cadeiras para 6 pessoas

Ah e o teleférico é pet friendly, seu pet pode descer, desde que tenham até 35 quilos. Ah e eles também pagam ingresso.

Como o teleférico é um dos passeios mais procurados de Campos do Jordão é importante você comprar seu ingresso com antecedência pela internet. Assim não terá que pegar a fila da bilheteria.

Se você viajar para a cidade na alta temporada, é interessante também comprar o fast pass, que é o fura fila. Nós fizemos isso e valeu muito a pena, pois a fila estava enorme!!!

7. Pedalinho

Pedalinho em Campos do Jordão
Pedalinho em Campos do Jordão

Se você procura dicas do que fazer em Campos do Jordão com crianças, essa é uma experiência que deve estar no seu roteiro. As crianças amam andar de pedalinho no lago.

8. Ducha de Prata

Ducha de Prata em Campos do Jordão
Ducha de Prata em Campos do Jordão

A Ducha de Prata é um lugar bem charmoso, com muitas árvores, muita sombra e também várias quedas d’águas que foram construídas artificialmente.

É uma das paradas do passeio trenzinho da montanha. Lá é possível fazer arvorismo e tirolesa, mas infelizmente para quem vai com o trenzinho, não dá tempo de fazer estas atividades, pois a parada é de apenas 15 minutos.

No local existem muitas lojinhas vendendo artesanato, chocolates e outras coisas mais.

9. Bosque do Silêncio

Bosque do Silêncio em Campos do Jordão, passeios em Campos do Jordão para curtir a natureza
Bosque do Silêncio em Campos do Jordão

O Bosque do Silêncio é daqueles lugares que nos trazem paz… É o lugar perfeito para estar junto da natureza. É um parque com mais de 100 mil metros quadrados com várias trilhas, lagos, pontes de madeira, um riacho, circuitos de arvorismo e tirolesa.

No Bosque do Silêncio fica também uma filial da choperia Baden Baden, onde você poderá experimentar cervejas artesanais e pratos típicos da culinária alemã.

Se você procura o que fazer em Campos do Jordão com crianças essa é uma ótima escolha. No final do artigo daremos mais dicas de passeios em família.

10. Fonte do Amor Eterno de Campos do Jordão

Fonte do amor de Campos do Jordão, passeios românticos em Campos do Jordão
Fonte do amor de Campos do Jordão

Campos do Jordão é famosa por ser uma das cidades mais românticas do Brasil e conta agora com a Fonte do Amor Eterno.

Nela os casais apaixonados podem colocar um cadeado com as iniciais do nome do casal na grade que cerca o chafariz, trancar e jogar a chave fora. Essa é uma ótima forma de celebrar o amor.

A fonte do amor fica bem pertinho do Aspen Mall, um centro comercial super popular na cidade. Repare na foto – é o edifício branco no fundo da foto.

11. Romantik Dalen: um dos mais novos pontos turísticos de Campos do Jordão

Romantik Dalen em Campos do Jordão, rua dos guarda chuvas coloridos em Campos do Jordão
Romantik Dalen

Provavelmente você já deve ter visto fotos de conhecidos ou amigos em Campos do Jordão com vários guarda-chuvas coloridos. Essas fotos foram tiradas no Romantik Dalen, um lugar super charmoso.

O local foi inspirado na Pont des Artes de Paris e é um dos lugares mais procurados na cidade por casais apaixonados.

Dica: se você quiser tirar belas fotos, chegue bem cedinho, pois o Romantik Dalen costuma ficar lotado ao longo do dia.

12. Fábrica de Chocolate Araucária

Fábrica de Chocolate Araucária em Campos do Jordão
Fábrica de Chocolate Araucária em Campos do Jordão

Fomos conhecer o museu do chocolate localizado na fábrica Araucária. É pequeno, estão expostos alguns itens utilizados na fabricação do chocolate e através de um vidro dá para ver alguns itens sendo fabricados. Na minha opinião não é um local que precise estar em seu roteiro, caso tenha poucos dias na cidade. 

Foi uma visita rápida, depois paramos na loja para tomar chocolate quente e comprar algumas barrinhas de chocolate.

13. Parque Amantikir: Jardins que Falam

Parque Amantikir em Campos do Jordão
Parque Amantikir em Campos do Jordão – fotos Depositphotos

O Parque Amantikir foi fundado em 2007 e contém mais de 700 espécies de plantas ao longo dos seus 60.000m².  O complexo conta com 26 jardins, estruturas, esculturas, labirintos e áreas temáticas muito concretas como Grandes Vasos, Casa da Árvore, Dragão Chinês e Pátio Zen.

Uma boa pedida para conhecer o Amantikir é fazendo um tour pelo parque. Assim, você conhecerá a história do lugar, curiosidades sobre os cenários e otimizará sua visita.

Ficamos muito frustrados pois não fomos ao Amantikir – réplica de jardins de vários locais do mundo. Nos contaram que lá é muito cheio!

Vamos deixar aqui uma dica bem importante: na alta temporada o parque fia muito cheio. Por isso programe sua visita para os primeiros horários do dia. Descubra mais informações sobre o Parque Amantikir – jardins que falam.

14. A Estrada de Ferro e o passeio de Maria Fumaça

Estrada de Ferro de Campos do Jordão, passeios em Campos do Jordão
Estrada de Ferro de Campos do Jordão

Em Campos do Jordão está localizado o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1.743 metros de altitude. Para quem quiser fazer um passeio de Bondinho ou de trem esta é uma boa oportunidade.

Infelizmente não conseguimos fazer nenhum passeio de Maria Fumaça, pois todos os passeios já estavam lotados, dá para acreditar? Chegamos lá às 11 horas e só tinha vaga após às  16 horas. Ficamos bem chateados com isso… mas já temos um motivo para voltar né?!

15. Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 1964 como residência oficial de inverno do Governador de São Paulo. Em 1970 foi reinaugurado como monumento de visitação pública e centro cultural.

É possível visitar o Palácio e conhecer seus 105 aposentos que abrigam mais de 1.800 obras de arte. Na moderníssima Capela de São Pedro Apóstolo, você poderá ver de perto obras religiosas do período colonial brasileiro.

16. Parque dos Elefantes

O que Fazer em Campos do Jordão
Parque dos Elefantes em Campos do Jordão

Na saída do Morro do Elefante está localizado o Parque dos Elefantes, com entrada gratuita. O Parque é interessante para quem está com crianças, pois tem estátuas de elefantes de todos os tipos e tamanhos e eles estão bem conservados.

17. Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Ele ocupa uma área de mata com 35 mil m².

O acervo do museu conta com 88 obras em bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner. Grande parte das esculturas ficam ao ar livre, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.

18. Loja da Cacau Show

Essa é uma boa pedida para amantes de chocolate. A loja de fábrica da Cacau Show é excelente para comprar chocolates, pois conta com um outlet no segundo andar com vários tipos de chocolates com preços bem convidativos. Nós compramos vários.

Além de comprar chocolate, você poderá ver de perto uma maquete da cidade de Campos do Jordão. Grande parte dela foi feita de chocolate.

19. Parque da Cerveja

Parque da Cerveja Campos do Jordão, mirante com vista da Serra da Mantiqueira
Parque da Cerveja – foto divulgação

O Parque abriga a fábrica da Cerveja Campos do Jordão, que tem capacidade de produzir 50 mil litros de cervejas artesanais por mês. Os visitantes podem fazer um tour pela fábrica, aprendendo um pouco sobre a história da cerveja e os diferentes estilos.

Lá você poderá visitar o Mirante Mantiqueira, que possui 140m de altura, com uma vista panorâmica de 180º das paisagens da Serra. Para chegar ao mirante, você passará por uma trilha em meio à mata verde, apreciando sons de pássaros e uma vista maravilhosa do Alto Lajeado.

No Parque da Cerveja está instalado também o Museu da Cerveja, onde você poderá conhecer mais sobre a trajetória da bebida desde a pré-história aos dias de hoje.

20. Belvedere Vista Chinesa

Vista Chinesa em Campos do Jordão
Vista Chinesa em Campos do Jordão

A Vista Chinesa é um mirante que está localizada na estrada rumo a São Paulo – SP-123. De lá é possível apreciar o Vale do Lageado. Sinceramente não vimos nada demais neste ponto turístico e não pararíamos nele novamente. Mas como muitas pessoas indicam conhecer a Vista Chinesa, resolvemos incluir a opção em nosso artigo.

Mapa dos pontos turísticos de Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão em 1 dia

É possível conhecer Campos do Jordão em 1 dia? É possível sim… Eu já conhecia Campos do Jordão, mas minha irmã não. Estávamos em São Paulo e decidimos fazer um bate e volta até lá, pois minha irmã queria muito conhecer a cidade.

Contratamos uma excursão. É bem fácil de encontrar e normalmente acontecem durante os finais de semana.

Saímos cedinho de São Paulo, chegamos em Campos do Jordão por volta das 10 horas. A excursão fazia uma parada no Pórtico da cidade, de lá seguimos sozinhas (de Uber) para ganhar tempo e visitar o máximo de lugares possíveis.

  • Pórtico de Campos do Jordão;
  • Parque do Capivari;
  • Teleférico (compramos o ingresso e o fast pass no site);
  • Centrinho de Capivari;
  • Restaurante Sky Grill;
  • Bosque do Silêncio;
  • Fonte do Amor;
  • Ponte do Amor Eterno (com guarda chuvas);
  • Loja de fábrica da Cacau Show.

No horário marcado (17 horas) fomos para o ponto de partida da excursão e retornamos para São Paulo. Deu para visitarmos muitos lugares, valeu a pena.

O que fazer em Campos do Jordão em 2 dias

Para seu primeiro dia em Campos do Jordão, siga os passeios acima descritos. Para o segundo dia, sugerimos as seguintes atividades:

  • Fábrica da Baden Baden;
  • Passeio de Maria Fumaça;
  • Ducha de Prata;
  • Parque Amantikir;
  • Fábrica de chocolate Araucária;
  • Pastelão do Maluf.

O que fazer em Campos do Jordão com crianças

o que fazer em Campos do Jordão com crianças -arvorismo no Bosque do Silêncio
Arvorismo no Bosque do Silêncio: ótima pedida de passeio em Campos do Jordão com crianças

Reunimos abaixo alguns passeios legais para fazer em Campos do Jordão com crianças:

  • Arvorismo no Bosque do Silêncio;
  • Ir ao Parque Capivari: teleférico, trenó, montanha russa e muito mais;
  • Conhecer o horto florestal, onde é possível também fazer piquenique, tirolesa, arvorismo e andar de bicicleta;
  • Ir ao Jardim Amantikir;
  • Passar o dia no Parque Tarundu – um local que conta com mais de 30 atividade de lazer para família;
  • Passear de bondinho turístico e de Maria Fumaça;
  • Fazenda Aventura no Rancho;
  • Brincar no Parque da Lagoinha.

Onde comer em Campos do Jordão

Restaurante Churrasco ao Vivo

onde comer em Campos do Jordão, restaurante Churrasco ao vivo em Campos do Jordão
Onde comer em Campos do Jordão: Restaurante Churrasco ao vivo

O Restaurante Churrasco ao vivo é super tradicional na cidade. O ambiente é super agradável, e tem apresentação de música ao vivo e um ótimo atendimento.

Sky Grill Campos do Jordão

restaurantes em Campos do Jordão, restaurante com vista panorâmica em Campos do Jordão
Restaurante Sky Grill em Campos do Jordão

O Sky Grill é uma ótima opção para quem busca um restaurante que reúna uma gastronomia de primeira e uma vista panorâmica da cidade.

Estivemos nele em nossa última viagem para Campos do Jordão (julho/2023) e super recomendamos. Você pode conferir mais sobre ele no Instagram @skygrillcj

Eu saboreei um risoto de frutos do mar que estava divino. Fica a dica.

Krokodillo

Restaurante Krocodilo em Campos do Jordão, fondue em Campos do Jordão
Fondue no restaurante krokodillo

O restaurante Krokodillo é a principal escolha em Campos do Jordão para quem pretende saborear uma deliciosa sequencia de fondue.

Uma de nossas viagens para Campos do Jordão foi na altíssima temporada: final de semana do dia dos namorados. A cidade estava lotada e o restaurante mais ainda…

Pode ser que tenha sido por isso que não gostamos do atendimento do Krokodillo. Ficamos mais de uma hora para conseguir uma mesa e quando conseguimos nos sentar, cadê o garçom para nos atender? Parecia que estavam fazendo um favor em nos atender. Todos do nosso grupo ficaram decepcionados.

Mas a comida era muito saborosa. O rodízio de fondue estava delicioso. O rodízio engloba fondue de queijo, carne e chocolate.

Pastelão do Maluf

Pastelão do maluf em Campos do Jordão
Pastelão do Maluf em Campos do Jordão

Esse é o pastel mais famoso da cidade, pois ele tem nada menos que 32 centímetros, dá para acreditar? Achamos o preço salgado, mas após experimentarmos, achamos que valeu a pena. Estava delicioso e muito bem recheado! O pastel é tão grande que os atendentes nos entregam ele partido ao meio.

O local estava lotado! Na temporada de inverno a lanchonete permanece aberta 24 horas e são fritos mais 1000 pastéis por dia, uau!!!

Confira também mais dicas de onde comer em Campos do Jordão.

Como é o Clima em Campos do Jordão

A alta temporada em Campos do Jordão é durante o período do inverno, quando a cidade fica cheia de turistas esperando os termômetros marcarem temperaturas baixíssimas. Nós chegamos a pegar 2 graus negativos na cidade, imagine como estava frio!!!

Ao longo do ano a temperatura costuma variar entre 5°C e 24°C. Repare na tabela abaixo que durante o inverno a temperatura costuma cair bastante. Então se for visitar a cidade nesta época do ano, leve agasalhos, luva, cachecol e gorro, pois você vai precisar. 

Como é o clima em Campos do Jordão, temperatura em Campos do Jordão, meses mais frios em Campos do Jordão
Climatologia de Campos do Jordão SP – Fonte Clima Tempo

Meses mais frios em Campos do Jordão:

  • Junho;
  • Julho;
  • Agosto.

Meses mais quentes em Campos do Jordão:

  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.

Meses que mais chovem em Campos do Jordão: 

  • Dezembro;
  • Janeiro;
  • Fevereiro.

Bom pessoal é isso… Espero que tenham curtido nossas dicas sobre o que fazer em Campos do Jordão. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Campos do Jordão e você quiser retribuir nossa ajuda, compre seus ingressos ou reserve seu hotel utilizado nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Confira também nossos artigos 

O que Fazer em Holambra: melhores passeios

Quanto Custa Jantar no Terraço Itália

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

3 respostas

  1. Adorei as dicas. Ainda não conheço mais pretendo ir em breve. Já anotei vários passeios que vou gostar muito de conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados