Acho que você deve estar se perguntando o que fazer em Curitiba na chuva? Em nossa viagem à Curitiba pegamos três dias de chuva, então tivemos que mudar toda nossa programação em função disso. Por isso resolvemos dar algumas dicas para você, caso pegue dias chuvosos na cidade.
Além de dicas do que fazer na cidade, também falaremos sobre como é o clima por lá. Quais são os meses mais frios e mais quentes em Curitiba e também os mais chuvosos. Dicas importantes para quem pretende conhecer a cidade.
Bom, a primeira dica é comprar capas de chuva. Elas são vendidas em vários locais na cidade. A capa é descartável, mas é legal guardá-la na bolsa. Não se esqueça também do guarda-chuva, o nosso foi muito usado!
Existem mais de vinte museus na cidade. Então, escolha alguns e visite. No final do post elencamos os principais.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- Walking Tour em Curitiba;
- O que fazer em Curitiba;
- 10 Melhores lugares para viajar em setembro no Brasil;
- Todas as dicas sobre o Paraná
O que Fazer em Curitiba na Chuva
Ir ao Museu Oscar Niemeyer
Eleito 5º melhor museu do Brasil pelo Travellers Choice, premiação do site TripAdvisor no ano de 2023. Este é o museu que você levará mais tempo para conhecer, pois é enorme! Ele é lindo! É um modelo de arquitetura recheado de belas obras de arte.
Nos dias de chuva os turistas enchem os museus da cidade. Nós ficamos mais de 30 minutos na fila para comprar os ingressos, mas valeu a pena. Nós amamos este museu!!!
Ele foi inaugurado no ano de 2002 e recebeu um apelido inusitado “museu do olho”. Se você olhar para a foto acima entenderá o porquê.
O museu conta com um vasto acervo permanente e também algumas exposições temporárias.
A parte que mais interessou para meu filho foi ver as maquetes de algumas obras de Oscar Niemeyer. Mas tivemos que acelerar o passo, pois estava quase na hora do museu fechar.
Tivemos um probleminha neste museu, o Miranda ficou deslumbrado e não queria ir embora, já o Biel ficou super entediado. Então, caso você vá ao museu com crianças, tente fazer uma visita mais rápida, para não ficarem estressados. Nós ficamos mais de duas horas dentro do MON.
Ir ao Maior Restaurante da América Latina
O restaurante Madalosso não é só o maior restaurante de Curitiba, mas também o maior da América Latina. O restaurante tem capacidade para nada menos que 4.630 pessoas.
O restaurante fica localizado no famoso bairro de Santa Felicidade. É especializado na culinária italiana e opera em regime de rodízio. Eu como sou fã de comida italiana me deliciei!
Ah, se você estiver com crianças vai adorar! O restaurante tem uma brinquedoteca infantil enorme, com vários brinquedos.
Fazer um Tour Guiado na Arena da Baixada
Que tal conhecer o estádio mais moderno da América Latina? A Arena da Baixada é o estádio do Atlético Paranaense.
O estádio foi todo reformado para a copa do mundo e vale a visita. Fizemos um tour guiado e pudemos conhecer seus camarotes, arquibancada, sala de imprensa e muito mais.
Ah, é o único estádio brasileiro com teto retrátil. Seu teto fica a maior parte dos dias fechado, devido ao clima de Curitiba ser muito chuvoso. Por isso é uma ótima pedida para os dias de chuva.
Confira como foi nossa experiência: como visitar a Arena da Baixada em Curitiba
Ir ao Hard Rock Café
No Brasil existem poucas unidades do Hard Rock Café. Então se você é fã de rock ‘n’ roll não deixe de ir conhecer o Hard Rock Café de Curitiba.
Logo na entrada existe uma lojinha onde você pode comprar camisetas, canecas, agasalhos, entre outros itens com a marca Hard Rock.
Lá existem dois bares, em dois andares diferentes e um espaço reservado para eventos. O lugar é uma graça, super recomendo.
Ir ao Museu do Automóvel
O Museu do Automóvel é um lugar para amantes de carros antigos. Ele é constituído por 150 veículos alternados nas 70 vagas disponíveis para exposição. O museu possui um acervo com vários veículos raros, em excelente estado de conservação.
Ele foi inaugurado em 1976 e é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta categoria.
Ao entrarmos no museu demos de cara com um Carro de Corrida de Fórmula 1 – uma McLaren que foi dirigida por Emerson Fittipaldi. Meu filho ficou super empolgado, pois nunca tinha visto um! Tinha também um carro de Fórmula Indy e muitos troféus expostos neste salão.
Na frente da maioria dos carros tem uma placa informando seu nome, marca, ano de fabricação e procedência. Acho que o veículo mais velho que vimos foi de 1919.
Foi um passeio bem legal e diferente, principalmente para amantes de carros raros, como meu marido.
Conhecer a Famosa Rua 24 Horas
Se você não gosta muito de museus, pode ir conhecer a Rua 24 horas, que é uma galeria cheia de bares, restaurantes, lanchonetes e algumas lojas para quem gosta de antiguidades e objetos criativos, muito legal. Nem preciso de dizer que funciona 24 horas por dia. Ela foi reinaugurada em 2011 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Ir ao Mercado Municipal: opção perfeita para passear em Curitiba com chuva
Se você é como nós fã de mercados, então não deixe de visitar o de Curitiba. Ele foi inaugurado no ano de 1958, possui uma área dedicada somente ao mercado de produtos orgânicos, sendo o primeiro Mercado Orgânico do Brasil.
A Praça de Alimentação conta com opções para todos os gostos. Eu como adoro comida italiana, escolhi almoçar no Box Curitiba e recomendo. A comida esta muito saborosa. Eu comi um Ravioli a Carbonara, que super recomendo.
Ir ao Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário fica instalado na antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que funcionou de 1890 a 1985. No local hoje está localizado o Shopping Estação.
Nele pudemos ver a história das ferrovias no Estado do Paraná. Logo na entrada nos deparamos com uma locomotiva enorme, meu pequeno achou o máximo!
Repare na foto abaixo a antiga bilheteria da estação. Todos os detalhes são de época que funcionava a estação. Ele é bem pequeno, mas bem legal.
Outros Museus em Curitiba para visitar em dias de chuva
Curitiba tem vários outros museus que merecem ser visitados. Vamos deixar dicas de alguns deles para você incluir no seu roteiro em Curitiba. São uma ótima pedida principalmente se você estiver procurando o que fazer em Curitiba na chuva.
Museu do Holocausto de Curitiba – expõe documentos, objetos e vídeos relacionados as vítimas do Holocausto. Importante: não é permitido entrada de menores de 12 anos.
Museu Paranaense – 1º museu do Paraná – expõe peças de origem indígena e de várias partes do Brasil.
Museu do Expedicionário – expõe equipamentos bélicos e documentos referente a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
Museu da Imagem e Som – reinaugurado em 2016 funciona no antigo Palácio do Governo e expõe imagens, discos, filmes entre outros documentos.
Museus de Arte: Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (MUMA), Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Memorial Ucraniano– localizado no Parque Tingui presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba.
Como é o Clima em Curitiba
Curitiba tem o título de cidade mais fria do Brasil. É uma cidade com o clima temperado e as quatro estações do ano bem definidas. Então ao viajar para cidade é bom consultar a previsão do tempo.
Meses mais frios em Curitiba
- Junho,
- Julho,
- Agosto.
Nesses meses é comum a temperatura média ser inferior a 10°C.
Meses mais quentes em Curitiba
- Janeiro,
- Fevereiro ,
- Março.
Nesses meses é comum a temperatura média ser superior a 27°C.
Meses que mais chovem em Curitiba
Os meses que mais chovem em Curitiba são:
- Janeiro,
- Fevereiro,
- Março,
- Outubro,
- Novembro,
- Dezembro.
Bom pessoal é isso… Espero que tenham curtido nossas dicas sobre o que fazer em Curitiba na chuva. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se minhas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para Foz do Iguaçu e você quiser retribuir nossa ajuda, compre seus ingressos ou reserve seu hotel utilizado nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!
Mais dicas de Curitiba
10 Melhores lugares para viajar em agosto no Brasil
Principais pontos turísticos e melhores passeios em Foz do Iguaçu
Respostas de 48
Adorei o post! Tô programando voltar pra Curitiba e aí agora já tenho vários programas além dos parques pra garantir caso o tempo esteja feio demais. Desses daí quero muito conhecer o Museu do Holocausto!
É uma ótima escolha. Bjs
Já passei um carnaval bem chuvoso em Curitiba e fiz a maior parte desses passeios – realmente são as melhores opções do que fazer quando o tempo não colabora para passeios ao ar livre. Amo Curitiba de qualquer jeito e voltaria várias vezes, com ou sem chuva kkk
A cidade é linda mesmo né?
Muito legal o post, bem diferente dos que vi por aí com a mesma temática! Ajudou bastante, obrigada 🙂
Fico feliz com seu feedback! Bjs
Muito obrigada pelo retorno!
Vou ficar lá de 7 a 12 de setembro… tomara que não chova… rs
E setembro, fala de todos os outros meses, menos de setembro…
Oi Fabiana, é porque setembro não é dos meses que mais chovem na cidade. Chover chove, mas não em excesso, tem outros meses piores. A temperatura fica entre 12 e 22 graus.
Como sempre chove por lá é bom ter dicas de passeios cobertos pela cidade. Adorei o post.
Que bom que gostou! Bjs
Gostei muito, quero muito conhecer o Memorial Ucraniano! Obrigada pelas dicas!
Que bom que gostou! O lugar é lindo!!!
Ótimas dicas! Também já peguei o tempo bem ruim em Curitiba. Bom ter um guia assim cheio de dicas!
Que bom que gostou das dicas!
Adorei as dicas! Quando chove eu penso logo em ir pra um bar, então acho que ficaria com a rua 24h e com o mercadão! E se Curitiba tem isso tudo pra fazer com chuva, imagino sem. Preciso conhecer.
Uma boa você ter falado sobre isso. Ainda não fomos a Curitiba, mas ouvimos muita gente falar sobre a chuva constante por lá. Fiquei bastante interessada por saber que Curitiba tem mais de 20 museus! É minha programação preferida nas cidades. De todas as dicas, as que mais nos brilharam os olhos foram o Mercadão (outra paixão nossa) e o Museu de Carros! Sobre a capa de chuva, estamos numa árdua tentativa de diminuir consumo e descartáveis. Por isso, compramos umas capas super compactas e grossas que estão sempre nas nossas mochilas. Não ocupam espaço, não pesam, e podem ser usadas por muitos anos! Muito bom terem incluído o clima na cidade ao longo do ano, ajuda demais no planejamento! ♥
A primeira vez que fomos na cidade pegamos só chuva… Por isso é bom ter um roteiro alternativo
Carol Miranda, obrigada pelas excelentes dicas.
Com chuva não vale a pena fazer o passeio de trem à Morretes?
Vamos comprar as capas e guarda-chuvas.
Parabéns pelo blog de grande utilidade.
Oi Jane, que bom que gostou das dicas! Acho que o passeio até Morretes é melhor em um dia bonito, pra poder contemplar a paisagem
Áhhh tava esquecendo tem tbm mercado Municipal , Torre panorâmica lindaaaa….
Oi Ana, acho que a torre panorâmica é mais recomendada para os dias de sol, né? Pois na chuva a vista não estará tão linda!
Tem os shoppings tem passeio de trem tem o Museu egípcio tem muito teatros tem o maior restaurante do mundo o madalosso entre outros
Ótimas dicas. Hoje está chovendo e não sabíamos o que fazer. Obrigado pelas dicas. Partiu rua 24h!!!! Uhuuuu
Que legal que o post foi útil para você! E continue a nos acompanhar, obrigada.
Adorei o post! Pegamos chuva em Curitiba, mas fomos passear assim mesmo, nosso maior inimigo foi o final de ano, na verdade, não conseguimos pegar muita coisa aberta, mas fica pra próxima!
Beijos.
Paula, final do ano sempre chove! Que bom que gostou de nossas dicas! Bjs
Post coringa ein! Já estive em Curitiba com chuva e acabei fazendo pouquissima coisa. Dicas anotadas para uma próxima visita.
Que bom que gostou de nossas dicas Eloah!
Obrigada por compartilhar essa dica do museu do automóvel, não sabia sobre sua existência rs. É chatinho né, quando pegamos chuva durante uma viagem da qual nem sempre é possível replanejar. Tive a infelicidade de pegar 4 dias de chuva no Uruguai esse ano, tive que me virar nos 30 e abusar do guarda-chuva, mas não deixei de aproveitar os lugares por causa disso. Brasileiro dá um jeitinho para tudo 🙂
Abraços
Josiane, concordo com você, sempre damos um jeitinho!
nooossa eu não sabia que tinha um museu do automóvel aqui!!! coloquei na lista para visitar! O resto conheço a tempos e adoro!
É um passeio ideal para apaixonados por carros antigos, eu adorei!
É só ver o lado positivo da coisa ! Chuva também é precisa e podemos aproveitar para ver lugares como esses !
Museu é sempre uma boa opção 🙂 pra dias de sol ou de chuva! Mas o do olho é maravilhoso, ótima dica! Sempre que vou pra Curitiba tento dar uma passadinha por lá!
Também adorei o olho, certamente voltarei lá.
Excelente post! Pra acabar com a ideia errada de que viagem com chuva é viagem frustrada. Planejando bem, dá pra se divertir e conhecer coisas super legais independente do clima!
Mariana, confesso que tivemos que mudar nossos planos em virtude da chuva, mas no final foi um passeio maravilhoso!
Ótimo tema! Algumas vezes já pesquisei o que fazer em algum lugar com chuva e não encontrei nada! Nem só de sol se faz uma viagem né? quem dera! heheh Adorei as dicas!
Marianne que bom que gostou das dicas!Também já pesquisei algumas vezes e não achei.
O fim de semana que eu passei em Curitiba foi suuuper chuvoso! Mas era minha primeira vez na cidade e daí encarei até o Jardim Botânico debaixo de chuva… hahaha 😀
Nanda, também visitamos o Jardim Botânico num dia bem feio. Ficamos um tempão abrigados, esperando a chuva diminuir para ir embora!
Nossa, que pena que choveu durante a sua viagem, mas vc é das minhas, se te derem um limão, faça uma caipirinha kkk aproveitou e fez um super post
Bjs
Dani Bispo
Já morria de vontade de conhecer o Museu Oscar Niemeyer, mas agora fiquei curiosa também para conhecer os outros lugares que você descreveu no post. Ótimas dicas. 🙂
Mari, que bom que gostou das dicas! A cidade tem muita coisa bacana para se fazer!
Que legal! Adoro ler posts com uma perspectiva diferente da convencional. As dicas são muito úteis, a gente nunca se prepara para uma viagem com muita chuva, né? 🙂
Gabi, mesmo quando já estamos esperando um pouquinho de chuva, ela atrapalha nossos planos, imagina em todos os dias!
Segui seus conselhos e me dei bem. Fui ao Museu do Automóvel e ao Oscar Niemeyer. Valeu pelas dicas.