Programando uma viagem para o Chile? Essas dicas vão te ajudar e muito a planejar sua viagem, principalmente se for no inverno. Estação do ano em que fizemos esse roteiro no Chile de 8 dias.
O Chile no inverno oferece uma experiência única e diversificada, com uma variedade de atividades para os visitantes desfrutarem.
Devido à sua extensa geografia, que se estende desde o deserto árido do Atacama até as gélidas paisagens da Patagônia, o clima e as atividades de inverno variam significativamente em diferentes regiões do país.
O Chile é conhecido por suas excelentes estações de esqui, especialmente na região dos Andes, perto de Santiago. Locais como Valle Nevado, Portillo e Farellones oferecem uma ampla variedade de pistas para esquiadores e snowboarders de todos os níveis, além de vistas deslumbrantes das montanhas cobertas de neve.
Aproveite também para conferir nossos artigos:
- 7 melhores passeios de bate e volta em Santiago
- Melhores passeios do Deserto do Atacama.
- 20 dicas para organizar uma viagem para o exterior;
- Onde se hospedar em Farellones perto do Valle Nevado.
O Chile
O Chile é um país que está espremido entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Possui 4.830 km de comprimento por 180 km de largura, isso lhe proporciona uma variedade de paisagens e zonas temperadas.
Santigo está localizada a 1.630 km de distância de San Pedro do Atacama, onde está localizado o deserto. A 1.020 km de Puerto Varas que fica localizada na belíssima região dos lagos, ao norte da Patagônia.
Fica a 3.700 km da enigmática Ilha de Páscoa. Andando 50 km é possível ver a neve. As opções são muitas, então primeiro concentre-se e decida o que quer conhecer.
Teríamos 8 dias inteiros no país. Eu senti muita dificuldade em escolher as cidades que visitaríamos. Comprei um livro Chile & Ilha de Páscoa da Editora Frommer’s que me auxiliou muito no planejamento da viagem.
O livro apresenta vários tipos de roteiros e a quantidade de dias necessários para cada um. Segui a orientação do livro e fiquei somente nos arredores de Santiago. Mas em uma próxima oportunidade quero ir a Puerto Varas e ao Atacama.
Preparei esta viagem com muitos meses de antecedência, li tudo que pude sobre o Chile em blogs, revistas, livros e conversei com amigos que foram para lá. Estava muito preocupada em saber o que deveríamos levar para nos vestir, pois moramos numa região muito quente e não estamos acostumados com o frio.
Como iríamos no inverno e levaríamos nosso filho de 6 anos para conhecer a neve, não queria que ele passasse frio e nem ficasse doente. Confesso que pensei muito nisto, pois quando fomos para a Disney no ano anterior ele adoeceu e não queria que isso se repetisse.
Fiquei mais receosa ainda por ele ter tido uma crise de bronquite asmática três semanas antes de nossa viagem. O pediatra dele foi categórico ao dizer que se não estivesse sarado não viajaria. Mas Graças a Deus deu tudo certo! Ele melhorou, viajou, não adoeceu, não passou frio e adorou!
Mas é claro que fizemos um seguro de viagem, pois acho um requisito indispensável para quem viaja com crianças para o exterior. Não se esqueça também de fazer o seu seguro.
Nós sempre utilizamos a Real Seguros que é uma comparadora de preços de seguro. Ela apresenta o valor e as coberturas oferecidas por várias seguradoras para que você escolha o que melhor atenda suas necessidades.
Faça sua compra utilizando nossos links e garanta descontos exclusivos. Usando o cupom de desconto (promocode) VAMOSPORAI você garante 9% de desconto e ainda pode parcelar em 12 vezes sem juros ou ganhar 5% de desconto para pagamentos com PIX. Bom demais né?!
Dicas importantes para montar seu roteiro no Chile
Em minhas muitas pesquisas sobre Santiago e seus arredores, descobri três coisas que foram bem importantes para a elaboração do roteiro de nossa viagem. Acho que também serão úteis para você.
- Durante os finais de semana existe trânsito na estrada que vai para as Estações de Esqui e que elas ficam lotadas nestes dias. Isso ocorre porque além dos turistas, muitos chilenos vão curtir a temporada de neve nos finais de semana. Então decidi que iríamos até lá durante a semana. Se quiser aproveitar melhor sua viagem, sugiro que faça o mesmo.
- A maioria dos pontos turísticos de Santiago não abre às segundas-feiras, como é o caso dos museus e do Cerro San Cristóbal. Então, sugiro que faça como eu e vá até a Vinícola Concha Y Toro na segunda-feira.
- Usar táxi em Santiago pode ser perigoso, pois muitos taxistas aplicam golpes nos turistas. Veja o artigo caímos no golpe de taxistas em Santiago
Nosso roteiro no Chile de 8 dias
Gastamos dez dias para fazer essa viagem, mas excluímos os dias reservados para nossa idade e volta do Brasil para o Chile, pois isso irá variar de acordo com a cidade em que você mora no Brasil
Ficamos 8 dias inteiros no Chile e conseguimos conhecer muita coisa.
- 25/07 – Viagem do Brasil para Santiago;
- 26/07 – Santiago – detalhado no artigo roteiro em Santiago;
- 27/07 – Santiago – detalhado no artigo Vinícola Concha y Toro;
- 28/07 – Valle Nevado e Farellones;
- 29/07 – Farellones – detalhado no artigo neve em Farellones;
- 30/07 – Valparaíso – detalhado no artigo roteiro em Valparaíso;
- 31/07 – Viña del Mar – detalhado no artigo Vinã del Mar;
- 01/08 – Valparaíso e volta para Santiago;
- 02/08 – Santiago;
- 03/08 – Viagem de Santiago para o Brasil.
Conseguimos cumprir direitinho o roteiro acima. O tempo foi suficiente para visitarmos o que planejamos sem muita correria.
Como foi nossa viagem ao Chile
Compramos as nossas passagens aéreas com 10 meses de antecedência, numa promoção da empresa Gol, com milhas aéreas. Pagamos 10.000 milhas o trecho de Goiânia a Santiago, com conexão em São Paulo. O resto de nossa turma conseguiu comprar no mesmo voo que o nosso de São Paulo a Santiago por 10.000 milhas o trecho.
Saímos de Goiânia ao meio dia em direção a São Paulo (aeroporto de Guarulhos). Lá, nos encontramos com o restante da família e membros de nossa viagem. Nosso tour no Chile era formado por 8 adultos e 2 crianças.
Saímos de São Paulo no voo da Gol direto para Santiago (Aeroporto Arturo Merino Benitez). O voo durou aproximadamente três horas. Foi servido jantar e depois disso tivemos tempo para descansarmos.
No avião nos entregaram um formulário que deveria ser preenchido e entregue na imigração.
A entrada no Chile foi bem tranquila, sem filas e sem maiores problemas. Em seguida demos uma passadinha no Duty Free. Recomendo que faça isso. Assim você poderá para ter noção dos preços praticados e comparar com os praticados em Santiago.
Não esqueça de pesquisar o preço do Pisco, recomendo que compre um e experimente. Nós adoramos.
Transporte do aeroporto para o hotel em Santiago
Saindo do Duty free, logo a direita, tem um balcão onde você pode contratar táxi ou vans para te levar ao seu hotel. Como nosso grupo era grande, alugamos uma van. Infelizmente não couberam todas as nossas malas e tivemos que pagar também um táxi.
Pagamos 20.000 pesos na van e 15.000 pesos no táxi para nos levar até o Hotel Altura Suítes (Huérfanos 547), no bairro Bella Vista. O trajeto foi de aproximadamente 18 km.
Chegamos a Santiago e estava bem frio, um vento gelado. Levamos nossos casacos em nossas bagagens de mão. Recomendo que façam o mesmo, principalmente se chegar em Santiago de madrugada, como nós.
Se quiser conhecer os hotéis em que nos hospedamos no Chile, acesse aqui. Eles são hotéis bem localizados, simples e baratos. Gostamos muito e não temos nada para reclamar de nenhum deles.
Espero que tenha gostado do nosso roteiro no Chile. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Ah e se nossas dicas te ajudarão, utilize nossos links para reservar seu hotel e fazer seus passeios. Você não paga a mais por isso e ajuda nosso site. Valeu!!!
Mais dicas do Chile
Puerto Varas e uma volta ao Lago Llhanquihue.
Respostas de 9
Gostei muito do sue roteiro, ainda não conheço o Chile mas pretendo ir em breve, achei que o ritmo de vocês é bem parecido com o nosso, essas dicas foram bem valiosas.
OI Cynara, fico feliz que tenha gostado de nosso roteiro. Você vai adorar o CHile
Melhor dica de roteiro que vi até o momento! Eu e meu esposo vamos para o Chile no fim de julho também ficaremos oito dias por lá e também vamos em um sábado e nosso primeiro dia lá será um domingo, pretendo seguir seu roteiro, porém penso em ficar apenas um dia em Valparaíso e ter um dia a mais para visitar vinícolas, você indica mais algum vinícola?
Aline, só conheci a Concha y Tora, principalmente por estar com crianças e não achar que esse é um passeio muito legal para os pequenos. Meus amigos gostaram muito da Santa Rita e da Undurraga. Fico super feliz que tenha gostado de nosso roteiro! Boa viagem!!! Em breve teremos mais dicas de Santiago, pois estávamos lá no final de março. Bjs
Estarei indo ao Chile em novembro, para um período de oito dias também, espero poder seguir mais ou menos esse mesmo trajeto…
Marcus, fico feliz que tenha gostado de nosso roteiro. Quando voltar me conta se gostou.
Eu amo o Chile e estou sonhando com uma volta. Muito bom ler seu roteiro e relembrar nossa viagem q foi maravilhosa tb. *.*
Que bom que gostou do nosso roteiro!
Bom dia! Alugamos diretamente no aeroporto. Foi bem tranquilo!