Programando conhecer Santiago do Chile? A cidade tem muitas opções e você precisará pelo menos de 3 dias na cidade para conhecer tudo com calma. Veja como foi nosso roteiro em Santiago em nosso primeiro dia.

Bom, chegamos de madrugada e pretendíamos sair cedo para assistir a troca de guarda, mas como nosso grupo era grande, até todo mundo ficar pronto, saímos do hotel muito perto do horário (11 horas), por isso nem fomos até lá. Não tínhamos comprado nada para comer, não achamos nenhuma padaria ou lanchonete próxima ao hotel. Para saber onde nos hospedamos, leia nosso post Hotéis bons e baratos no Chile. Paramos num restaurante na Plaza de Armas para tomar café da manhã. Não só eu, mas todos acharam o preço bem salgado. Já tinha lido muito sobre o fato de alimentação ser bem cara no Chile, mas achei que era exagero. Recomendo fazer compras em supermercados e tomar café da manhã antes de sair. Aprendemos a lição e fizemos isso nos outros dias. Para este café da manhã, gastamos em média 12.000 pesos por pessoa.

1ª parada – Catedral Metropolitana

Esta localizada na Plaza de Armas (próximo a estação de metrô de mesmo nome), funciona todos os dias das 9 as 19 hs. Quando chegamos lá estava acontecendo uma missa, mas mesmo assim conseguimos conhecer a igreja e tirar algumas fotos. É a quinta igreja construída no mesmo local. A primeira estrutura, de adobe, foi queimada pelos índios mapuches; outras duas vieram abaixo nos terremotos de 1647 e 1730. A fachada neoclássica atual é de 1789, assinada pelo arquiteto romano Joaquín Toesca, o mesmo do Palácio de La Moneda. As duas torres foram adicionadas em 1800.

Caso você queira ir de metrô, tome a linha 5  verde e desça na estação Plazza de Armas.

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1

2ª parada – Fomos caminhando em direção ao Mercado Central, passamos em uma galeria no caminho e fizemos nossa segunda parada: Loja Ripley para comprar um carrinho para minha sobrinha, que só queria colo e ninguém aguentava ficar andando e carregando. Compramos o mais barato por 29.900 pesos, estilo guarda-chuva e foi muito usado durante a viagem. Não recomendo uma viagem ao Chile para crianças pequenas sem carrinho.

3ª parada – Mercado Central

É o lugar ideal para quem quer provar a gastronomia chilena, famosa pela variedade de peixes e frutos do mar. Fomos caminhando, da Catedral ao Mercado Central são 1,8 km. O Mercado foi construído em 1872, ele abriga barracas de peixes, carnes, verduras, frutas, queijos, ervas, agências de turismo, restaurantes e marisqueiras conhecidas pela abordagem descontraída de seus garçons em busca de clientes estrangeiros. Os pratos são bem convidativos, mas são bem caros, então cuidado! Se quiser saber mais sobre os restaurantes do mercado acesse: Mercado Central

Caso você queira ir de metrô, tome a linha 2 amarelo e desça na estação Cal y Canto ou tome a linha 5  verde e desça na estação Plazza de Armas.

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 2

Conhecendo Santiago do Chile

4ª parada – Cerro San Cristóbal

O cerro San Cristóbal é um resquício da Cordilheira dos Andes, é uma montanha com 880 metros, que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, considerado o maior parque urbano do Chile. É um dos pontos mais altos da cidade e proporciona uma vista de tirar o fôlego.

Do Mercado Central ao Cerro San Cristóbal são quase 2 km. Já estávamos cansados, mas fomos caminhando para conhecer a cidade, que sem dúvida é muito bonita, além de muito limpa. E o mais legal era ficar observando a Cordilheira dos Andes de vários pontos diferentes.

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 2

Caso você queira ir de metrô, tome a linha 1 vermelha e desça na estação Baquedano ou tome a linha 2 amarela e desça na estação Patronato.

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 3

Quando chegamos ao Cerro fizemos uma pausa para comprar refrigerante, pipoca e olhar as barraquinhas com artesanato. Como chegamos ao final da tarde, a fila estava enorme!!! Ficamos mais de meia hora na fila, mas valeu a pena. Compramos os ingressos que custaram 2.600 pesos para os adultos e 1.950 pesos para as crianças para subir e descer pelo funicular, se preferir pode ir a pé ou de bicicleta. Atente-se na hora de comprar seu ingresso pois os ingressos são para um ou dois trechos.

Foi muito legal entrar no funicular (trenzinho), tente ficar na fileira mais baixa, pois como não terá ninguém na sua frente, as fotos ficaram melhores. A primeira parada, caso queira descer, é no zoológico. Não paramos, fomos direto para o Cerro, pois queríamos admirar a vista da cidade. Infelizmente tinha muita neblina e as fotos não ficaram muito boas.  Tinham vários quiosques vendendo lanches e artesanatos. Paramos para provar a tradicional empanada de frango, meu filho tomou um chocolate quente, pois como já estávamos no final do dia, o frio estava aumentando! A vista é linda, vale a pena conhecer!

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 4

Esta foto foi tirada de dentro do funicular, a medida que fomos subindo a vista foi ficando melhor ainda!

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 5

Se quiser saber o preço atualizado do ingresso acesse Ingresso Cerro. Observe na foto abaixo o funicular subindo ao Cerro cheio de pessoas!

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 6

No cerro San Cristóbal é possível também ir ao Zoológico de Santiago. Reserve um tempinho para conhecer. Quando fomos estava no final do dia e não deu tempo, mas o pessoal do blog Turistando.in foi lá, confira o post zoológico de Santiago.

5ª Parada – La Chascona

Ao sair do cerro, seguindo as placas, você encontrará a casa do Pablo Neruda, é bem pertinho. Essa construção em forma de navio localizada no boêmio bairro BellaVista é uma das três casas de Pablo Neruda, escritor chileno ganhador do Nobel de Literatura de 1971. Foi apelidada de “La Chascona” (a descabelada), o local abriga um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa. Móveis e objetos da época, uma pinacoteca e uma coleção de objetos africanos adquiridos durante os anos em que o poeta se dedicou à carreira diplomática fazem parte do acervo. Não visitamos por dentro, pois já estávamos muito cansados. Deixamos para uma próxima visita.

Site: La Chascona

Valor: $ 6.000 pesos

Horário de funcionamento: De terça à Domingo das 10 às 18 horas.

Última parada – Patio Bellavista

Andamos mais 400 metros e fomos terminar nosso primeiro dia no Chile, no Patio Bellavista. Já saí do Brasil sabendo que iria até lá. E uma galeria aberta com vários restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem artesanato, ideal para comprar várias lembrancinhas para trazer para o Brasil. Meu filho adorou, pois eu já sabia que lá tinha McDonald´s, então ele foi direto no Mc Lanche Feliz, o preço foi quase 3.000 pesos e ficamos um tempão na fila!

Horário de funcionamento:
Restaurantes e bares: domingo a terça-feira: das 10:00 às 02:00, quarta-feira: das 10:00 às 03:00 hrs e de quinta-feira a sábado e vésperas de feriados: das 10:00 às 04:00.
Lojas: de domingo a quarta-feira: das 11:00 às 22:00 hrs; de quinta a sábado das 11:00 às 23:00 hrs.

Site: Patio Bellavista

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 7

Tem restaurante para todos os gostos. Eu sou louca por doces! Comi uma torta que estava uma delícia. Sentamos num restaurante que tinha happy hour. Todos provaram o Pisco Sour (bebida típica do Chile) e achei uma delícia, mas um pouco forte. Jantamos no Restaurante Como Água para Chocolate que tem um clima super romântico, cozinha com cardápio mediterrâneo-mexicano.

Roteiro em Santiago do Chile - Parte 1 8

De lá pegamos um táxi e voltamos para o hotel. Pena que mesmo sabendo das armadilhas, caímos no golpe do taxista, mas essa é outra história, leia detalhes no post Caímos no golpe dos taxistas em Santiago.

Veja no mapa abaixo nosso percurso de nosso roteiro em Santiago durante esse passeio. Andamos 3,7 km, mas como fomos parando, nem deu para sentir muito o cansaço.

Espero que tenha gostado de nosso roteiro em Santiago. Tem alguma dica legal, conta pra nós, vamos adorar saber!

Dicas de roupas:

Gabriel vestia: camiseta, casaco bem quentinho, calça comprida forrada, meia, tênis, e casaco que colocou somente no começo do dia e no final da tarde.

Eu vestia: camiseta, blusa de manga comprida, cardigã, meia calça, calça jeans, cachecol, chapéu, meia e bota.

Maridão vestia: camiseta, camisa social de manga comprida, casaco, calça jeans, meia e tênis.

Fizemos esse passeio em Santiago no dia 26 de julho de 2015 e a temperatura variou de 5o a 17oC. Sentimos frio somente no final da manhã e a partir das 16:00 hs, até lá a temperatura estava boa.

Se você tiver apenas um dia para conhecer a cidade, veja as dicas do blog Uma Turista nas Nuvens 24 horas em Santiago

Mais Dicas Sobre o Chile

Como Economizar em uma Viagem para o Atacama

Roteiro a pé em Santiago

Roteiro de 8 dias no Chile

Caímos no Golpe de Taxistas em Santiago

Estações de Esqui do Chile

Como Organizar uma Viagem para o Exterior

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!