Roteiro em Valparaíso do Chile: o que fazer e como chegar

2
697

Valparaíso esta localizada a 120 km de Santiago e é o principal porto do Chile. É conhecido por seu ar boêmio e artístico. Possui uma charmosa arquitetura colonial, ótimos restaurantes de frutos do mar, mercados e lojas. Descubra aqui como foi nosso roteiro em Valparaíso, como chegar na cidade,  o que fazer  e muito mais. 

A cidade é repleta de morros, dizem que são 42. Nos morros podemos ver casas de diferentes cores que formam um labirinto gigante de becos, longas escadas e mirantes. Por conta dos morros a cidade é cheia de elevadores, ou ascensores. Você não pode ir embora da cidade sem subir em algum de seus os elevadores,. 

Valparaíso do Chile foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano 2003. Uau!!!

Roteiro em Valparaíso do Chile, o que fazer em Valparaiso do chile, como chegar a valparaiso
Roteiro em Valparaíso do Chile

É uma cidade também conhecida por sua vida noturna. Tem inúmeros bares e pubs onde, muitas vezes, as pessoas bebem até ao amanhecer. Vários destes estabelecimentos possuem cervejas artesanais, muito saborosas por sinal. Experimentamos várias.

Cervejas Artesanais Valparaíso
Cervejas Artesanais Valparaíso

Muitas pessoas escolhem apenas fazer um passeio de bate e volta até Valparaíso e Viña del Mar. Mas nós não queríamos somente passar pela cidade, queríamos conhecer um pouquinho melhor. Por isso reservamos dois dias inteiros para Valparaíso e um dia para Viña del Mar. Nossa decisão  não poderia ter sido melhor, pois amamos ambas as cidades. 

⇒ Descubra o que fazer em Viña del Mar.

⇒ Confira tudo o que escrevemos sobre o Chile.

Roteiro em Valparaíso do Chile

Antes de te contar tudo o que fizemos em Valparaíso, vamos te contar uma coisa: a cidade é repleta de ascensores então você terá que andar em pelo menos um deles para dizer que foi mesmo a Valparaíso. 

A cidade é repleta de morros e a melhor forma de subir os morros sem se cansar é utilizando os ascensores. Vamos te contar abaixo quais nós andamos. 

1º dia em Valparaíso

Nosso primeiro dia foi destinado a nosso deslocamento de Santiago para Valparaíso e dar umas voltas pela cidade. Confira no final do artigo como chegar a Valparaíso que contaremos como foi nosso deslocamento de Santiago até a cidade. 

Ascensor Concepción

Saímos do hotel, caminhamos por aproximadamente 600 metros e chegamos ao Ascensor Concepción, que é um dos mais famosos da cidade. Pagamos 300 pesos por pessoa, só a Silvia de 3 anos não pagou. Foi uma experiência diferente e as crianças adoraram.

Ascensor Concepción, Valparaíso Chile
Ascensor Concepción em Valparaíso do Chile

De lá conseguimos ter uma visão privilegiada da cidade e da região do porto. Repare na foto abaixo o IBIS Valparaíso, hotel em que nos hospedamos na cidade. Para saber mais, veja nosso post Hotéis no Chile lá contamos onde nos hospedamos em Valparaíso, Santiago e também em Farellones, pertinho do Valle Nevado. 

Roteiro em Valparaíso do Chile
Roteiro em Valparaíso do Chile

Como estávamos famintos, fomos direto almoçar. Andando pelas ruas encontramos o Restaurante Abtao e gostamos muito. O restaurante é uma graça, aconchegante, bonito e a comida é muito gostosa.

Roteiro em Valparaíso do Chile Parte 1 6

Comi um filé de tilápia ao molho três queijos com nhoque que estava delicioso. Todos os pratos individuais custam na faixa de 10.000 pesos. Para quem não gosta de misturar na comida doce e frutas preste atenção no cardápio, pois meu marido pediu um filé e estava doce, não gostou. O meu estava divino!!!

Os pratos são individuais e pequenos, para nós brasileiros acostumados com muita comida. Caso queira experimentar, o restaurante fica na Calle Abtao, 550 Cerro Concepción.

Roteiro em Valparaíso do Chile, o que fazer em Valparaíso do Chile, passeios em valparaiso de chile
Valparaíso do Chile

Demos algumas voltas pelo Cerro Concepción, nos deliciamos com a vista da cidade, que é divina, mas tivemos que ir embora cedo, pois estava bem frio e começou a chover. Mas pudemos admirar as casas coloridas e os belos desenhos não só nas casas, mas também nos muros.

Ascensor Reina Victoria

Descemos pelo Ascensor Reina Victoria, que foi inaugurado em 1902 e é bastante visitado pelos turistas, por esta próximo da Igreja Anglicana, Igreja Luterana, entre outros locais. Ele sai da calle Elias e chega no Paseo Dimalow. Pagamos 100 pesos por pessoa.

Ascensor Reina Victoria, Valparaíso, ascensores em valparaiso, ascensores em valparaiso do chile
O que fazer em Valparaíso? Conhecer o Ascensor Reina Victoria

Demos umas voltas no centro da cidade e fomos de volta para o hotel, lanchamos por lá mesmo, o que representou uma economia, já que gastamos muito com alimentação em nossa viagem ao Chile. Comemos um sanduíche em pão integral (grande) por 2.500 pesos e fomos descansar. Achamos que em Valparaíso estava mais frio que em Santiago.

2º dia em Valparaíso

Para o nosso segundo dia, resolvemos fazer o free tour pelos cerros da cidade e acertamos na escolha foi muito legal. Se quiser saber como fazer este passeio, veja em nosso outro post Tour Gratuito em Valparaíso e Santiago

Cerro Concepción em Valparaíso do Chile
Cerro Concepción em Valparaíso do Chile

Walking Tour em Valparaíso

O ponto de encontro foi na Plaza Anibal Pinto, bem pertinho da entrada do Ascensor Reina Victoria, por onde começou o nosso tour. O valor para subir pelo Ascensor foi de 100 pesos por pessoa. O Guia pagou para todo o grupo. Visitamos a Igreja Anglicana, Igreja Luterana e vários outros locais. A diferença foi que o guia  nos contou toda a história de Valparaíso. Foi bem melhor conhecer a cidade assim!

Walking tour em Valparaíso
Walking tour em Valparaíso

Logo que descemos o ascensor, tinha um escorregador enorme que as crianças adoraram ficar descendo. Subiam correndo as escadas e desciam de novo. Foi bem divertido.

Andamos muito e ficamos muito cansados! Mas valeu a pena. Não vimos somente a parte bela da cidade, vimos também uma parte que foi destruída num dos muitos incêndios que ocorreu na cidade.

Passear pelas ruas desta cidade que foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO é muito gratificante. A cidade é cheia de cor. Os artistas locais, desenham em muros e paredes de muitas casas, deixando a cidade ainda mais única!

Valparaíso CHile
Walking tour em Valparaíso

O guia nos falou para prestarmos atenção ao formato das casas da cidade, pois muitas delas tem o formato de um barco. Veja na foto abaixo. Ele nos desafiou a encontrar algumas delas pelo passeio. Muitas pessoas conseguiram encontrar!

Vimos somente por fora o Museu de Bellas Artes de Valparaíso – o Palácio Baburizza, o local é lindo e a vista melhor ainda! Rende belíssimas fotos. Na frente dele tem vários camelôs vendendo artesanato, camisetas, entre outros. Ficamos apaixonados por um artesão que faz imãs de geladeira, utilizando latas, no formato dos ascensores da cidade. Todos que estavam no nosso grupo compraram! São lindo e não encontrei em nenhum outro local imãs tão lindos como estes!

Roteiro em Valparaíso do Chile
Roteiro em Valparaíso do Chile

O passeio não é muito recomendado para quem esta com criança pequena, carrinho de bebê e pessoas com dificuldade de locomoção, em virtude de ter que andar muito, subir e descer ladeiras e muitas escadas!

A parte mais cansativa do passeio, foi subir as escadas da Passaje Bavestrello, sorte que tinha uma cadeira na metade das escadas, minha mãe aproveitou para descansar um pouquinho. Vejam:

Roteiro em Valparaíso do Chile, como chegar em valparaiso, como ir de santiago para valparaiso
Roteiro em Valparaíso do Chile

Na descida dos Cerros, paramos numa lanchonete para comer os famosos Empanados! Estava uma delícia! Recomendo que experimentem!

Você pode comprar um passeio apé por Valparaíso por aqui. 

Porto de Valparaíso

Roteiro em Valparaíso do Chile
Valparaíso do Chile

De lá fomos andando em direção ao porto da cidade. Chegamos até a Plaza Sotomayor, onde está localizado o Monumento a los Héroes de Iquique, que foi dedicado aos marinheiros que morreram no combate naval de Iquique em maio de 1879. Lá estão localizados vários prédios históricos belíssimos, com destaque ao Edifício Armada de Chile que foi construído em 1910. Veja na foto abaixo o edifício azul, que é sede da marinha do Chile.  

Tiramos muitas fotos e chegamos ao Porto, local onde se encerrou nosso tour. O guia nos indicou fazer um passeio de barco para ver a cidade por outros ângulos. Como nosso tempo estava apertado, não deu para fazermos. Bom que temos um motivo ainda maior para voltar a cidade!

No Porto tinham vários restaurantes servindo frutos do mar e uma feirinha vendendo artesanato, local ideal para comprar lembrancinhas para trazer para o Brasil. Grande parte das bancas não aceita cartão de crédito, então é importante ter dinheiro em espécie. Compramos várias coisas legais. Recomendo!

Ascensor Artilleria

Em seguida subimos o Ascensor Artilleria, que foi inaugurado em 1893, sendo hoje o ascensor com maior demanda na cidade. Este foi o maior e mais alto ascensor que subimos na cidade. Para subir pagamos 300 pesos por pessoa, lembrando que também terá que pagar este valor para descer. Pela foto abaixo você consegue ter uma ideia de seu tamanho, estávamos todos sentados.

Roteiro em Valparaíso do Chile Parte 2 6
Ascensor Artilleria

Ao descer do ascensor, chegamos ao Paseo 21 de Mayo, que nos possibilitou uma vista maravilhosa da cidade. Dá para ver toda a região do porto e a orla da cidade. Lá fica uma feirinha que vende artesanato.

Passeamos um pouco nela, fizemos mais umas comprinhas e nos dividimos. Eu, o Miranda e o Gabriel fomos ao Museu Marítimo Nacional (Museu Naval), o restante do nosso grupo ficou nos esperando no Café Postal Restaurante.

Museu Marítimo Nacional

Museu Marítimo Nacional, Valparaíso Chile
Museu Marítimo Nacional

A entrada no Museu custou 1.000 pesos por pessoa. Este foi o primeiro museu que meu filho visitou na vida e ficou maravilhado! Foi um passeio bem diferente, pois ele viu de perto canhões, bombas, mísseis, maquetes, miniaturas de navios, armas, trajes de marinheiros, entre outros.

Tem também um navio pirata enorme que deixa as crianças super empolgadas! Não preciso nem dizer que ele não queria ir embora, mas tivemos que ir pois o restante do pessoal estava nos esperando para almoçar. A vista do museu é linda!

Museu Marítimo Nacional (Museu Naval)
Valparaíso do Chile

Encontramos o Grupo no Café Postal, é lógico que entramos para conhecer, tirar fotos e aproveitei para enviar três cartões postais para o Brasil! Lá eles vendem os cartões e os selos. O do Brasil tinha acabado, mas deixei pago com o atendente que me garantiu que enviaria para o Brasil. Realmente ele enviou. Gostei muito do atendimento!

De lá descemos pelo Ascensor Artilleria e chegamos na região do porto, fomos almoçar num restaurante recomendado pelo Guia do Free Tour: Porto Viejo. A comida estava uma delícia. Para quem procura um bom local para comer frutos do mar, acabou de achar. O atendimento foi bom, preço normal do Chile. 

Saindo de lá, fomos ao IBIS Hotel pegar nossas malas, que havíamos deixado na recepção, pois disponibilizam com este serviço. Você faz o check-out mas pode deixar suas bagagens guardadas. De lá pegamos um táxi e fomos para a rodoviária pegar o ônibus para Santiago. 

Mais dicas do que fazer em Valparaíso

Casa de Pablo Neruda – La Sebasitiana

Pablo Neruda foi um dos escritores mais importantes do Chile e da América Latina, por isso suas casas estão na lista de muitos turistas que visitam o Chile. E uma delas a La Sebastiana fica em Valparaíso no Cerro Bellavista.

E uma curiosidade é que essa casa tem o formato de um barco, por conta da paixão do escritor pelos mares. 

Plaza Sotomayor 

Uma das principais praças de Valparaíso. É nela que está localizado o Monumento à Todos os Heróis de Iquique, onde estão guardados restos mortais de soldados que atuaram em combates navais.

Museu Nacional de Belas Artes

Passeio imperdível para apaixonados por artes. O Museu Nacional de Belas Artes fica localizado próximo ao Cerro Artillería, onde estão expostas obras de artistas chilenos e europeus dos séculos 19 e 20. 

Como Chegar a Valparaíso do Chile

Para chegar a Valparaíso do Chile você terá algumas possibilidades: 

  • Carro;
  • Ônibus;
  • Contratando um passeio.

De carro

Se quiser alugar um carro, nós recomendamos que faça isso pela Rentcars que é uma comparadora de preços de aluguel de veículos. Ela faz a pesquisa em todas as locadoras e nos apresenta as melhores opções. Além disso você poderá parcelar o pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Ah e a Rentcars tem escritório no Brasil. 

De ônibus

Se você optar por ir de ônibus, a viagem dura 1 hora e meia e é bem tranquila. Essa foi nossa opção. Não compramos as passagens com antecedência, deixamos para comprar na hora pois tem muitos ônibus para Valparaíso ao longo do dia. 

Saímos por volta das 10 hs do hotel em Santiago rumo ao Terminal Alameda onde pegamos o ônibus para Valparaíso. Fomos pela empresa Turbus e pagamos 2.600 pesos por pessoa. Estávamos com duas crianças de 3 e 6 anos que não pagaram passagem. Achei ótimo!!!

O ônibus era de dois andares e as crianças acharam o máximo ir no andar de cima vendo tudo! O ônibus estava vazio, por isso as crianças não precisaram ir no colo. A viagem durou 1 hora e meia, não teve nenhuma parada no caminho. O ônibus era limpo e confortável.

Na rodoviária pegamos um táxi para o hotel, pagamos 2.500 pesos para nos levar ao  IBIS Hotel, que ficava a 2,8 km de lá. 

Existiem duas empresas de ônibus que operam no trajeto Santiago – Valparaíso.

Os ônibus saem do Terminal Alameda, próximo ao metrô Universidad de Santiago, e tem muitas opções de horário, aproximadamente de 15 em 15 minutos. Ah e se você quiser se hospedar perto do terminal, confira aqui essa dica

Não é possível comprar as passagens com antecedência pela internet, pois é necessário ter o número do RUT (versão chilena do CPF) para realizar a compra. 

O preço varia entre 3.000 e 4.000 pesos. Pagamos 2.600 pesos na ida e 3.600 pesos na volta. 

Passeio de um dia

Existem várias empresas que fazem excursões de um dia para conhecer Valparaíso e Viña del Mar e os preços variam muito.

Se você quiser fazer o passeio de um dia até Valparaíso, recomendamos que compre seu passeio com a Get Your Guide que é uma plataforma que vende passeios nas principais cidades do mundo. Compre aqui sua excursão de Santiago a Valparaíso e Viña del Mar

Onde se hospedar em Valparaíso

Ibis Hotel

Ibis Hotel em Valparaíso
Ibis Hotel em Valparaíso

Nós escolhemos ficar hospedados no Ibis Hotel e não poderíamos ter escolhido melhor. O custo benefício foi perfeito. Nós gostamos muito do hotel e também de sua localização. O hotel estava localizado ao lado da estação de metrô e também  bem próximo aos ascensores (elevadores para subir os Cerros).

O Ibis hotel em Valparaíso conta com nota 8,1 de acordo com a avaliação dos hóspedes do site Booking, o que significa que ele é muito bom. 

Se você gostou da dica, faça sua reserva no Ibis Hotel por aqui. Você não paga a mais por isso e ainda ajuda nosso site. Valeu!!!

Confira mais dicas de hotéis em Valparaíso

Bom pessoal é isso. Espero que tenham gostado de nosso roteiro em Valparaíso do Chile e também sobre o que fazer na cidade. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos o mais rápido possível. 

Mais Dicas Sobre o Chile

Arte de Rua em Valparaíso 

Estações de esqui do Chile

Roteiro em Santiago do Chile

Roteiro a pé em Santiago – passeio de um dia

Neve em Farellones: muita diversão pertinho de Santiago

Caímos no golpe dos taxistas em Santiago

Vinícola Concha Y Toro por conta própria

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria ter feito o city tour, mas como fomos com o Léo, achamos melhor circular pela cidade aos poucos (estávamos com o carrinho, mesmo diante de tantas subidas).
    Acredita que agora em julho praticamente todos os funiculares estavam em reforma? Vimos apenas 1 em
    funcionamento (mas não entramos).

  2. Parabéns pessoal do Vamosporai,
    Achei muito legais seus passeios, até porque fizeram com crianças, pois tenho dois filhos pequenos e vou querer fazer estes passeios com eles, acho que vão dar conta.
    Valeu pelas dicas.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: