Chile

Roteiro a Pé em Santiago – Um dia

Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que irão ao Chile, mas ficarão somente um dia em Santiago, pedindo dicas do que visitar na capital. Atendendo a estes pedidos, segue abaixo um roteiro com alguns locais tradicionais e imperdíveis na cidade.

Para fazer este roteiro, você andará 5 km.  É importante saber, que não andará tudo de uma vez, pois visitará um local, ficará lá por um tempo para só então ir para o próximo.

Para chegar ao ponto inicial deste roteiro, basta descer na Estação de Metrô Santa Lucía, linha 1 – vermelha.

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia

Cerro Santa Lucía

É um parque, lindo! Tem um mirante localizado há 629 metros que possibilita aos visitantes uma visão panorâmica da cidade! Na entrada principal fica o Terraza Neptuno, uma fonte magnífica, que os visitantes costumam jogar uma moeda e fazer um pedido. 

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia 2

Horário de funcionamento: todos os dias das 9 às 19 hs.

Endereço: possui duas entradas, a principal é pela Avenida Alameda e a outra pela Rua Merced. 

A entrada é gratuita;

Andando 1 km chegará ao próximo destino.

 Palácio La Moneda

É o Palácio do Governo do Chile. Você pode visitá-lo por dentro, desde que agende visita. Dependendo do dia em que fizer sua visita, pode ser que consiga assistir a troca de guardas, que acontece às 10 horas, dia sim dia não. Procure se informar.

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia 3

Endereço: Morandé, 130 – Centro

Site: Visitas Guiadas 

Andando 800 metros chegará ao próximo destino

Plaza de Armas

É o marco zero da cidade. É uma praça onde está localizada a Catedral Metropolitana, a Prefeitura e o Correo Central (Correios), neste último funciona do Museu Postal y Telegráfico. Veja na foto abaixo a imponência do prédio dos Correios. 

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia 4

Andando 550 metros chegará ao próximo destino

Mercado Central

Foi construído em 1872, e abriga barracas de peixes, carnes, verduras, frutas, queijos, ervas, agências de turismo, restaurantes e marisqueiras conhecidas pela abordagem descontraída de seus garçons em busca de clientes estrangeiros. O restaurante mais tradicional é o Donde Augusto.

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia 4

Endereço: Ismal Valdés Vergara, 900 – Centro

Site: Mercado Central

Andando 700 metros, pelo Parque Florestal,chegará ao próximo destino

Museu Nacional de Bellas Artes

Construído em 1910, é um dos edifícios mais bonitos da cidade. Tem um acervo com mais de 5.500 obras de artistas europeus e chilenos dos séculos 16 a 20. Fica localizado no Parque Forestal, um lugar lindo, repleto de árvores altas e frondosas, cheio de banquinhos. Mesmo que você não tenha tempo para entrar, vale a pena tirar fotos.

A região é muito bonita, veja na foto abaixo a direita, parte do caminho percorrido do Mercado até o Museu. 

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia 5

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18:45Hs;

Endereço: Parque Forestal n. 2499, Bellas Artes;

Preço: Gratuito;

Site: Museu Nacional

Andando 1,1 km chegará ao próximo destino.

Pattio Bellavista

É uma galeria aberta/shopping com vários restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem artesanato. Ideal para comprar várias lembrancinhas para trazer para o Brasil. À noite é point de balada.

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia

Horário de funcionamento: 
Restaurantes e bares: domingo a terça-feira: das 10:00 às 02:00hs, quarta-feira: das 10:00 às 03:00hs e de quinta-feira a sábado e vésperas de feriados: das 10:00 às 04:00hs. 
Lojas: de domingo a quarta-feira: das 11:00 às 22:00 hs; de quinta a sábado das 11:00 às 23:00 hs.

Endereço: Pio Nono, 73 – Bellavista;

Site: Patio Bellavista

Andando 500 metros chegará ao próximo destino.

La Chascona

É uma das três casas do escritor Pablo Neruda. Foi construída em 1953 e tem o formato de um navio. Hoje funciona um museu. Você pode fazer uma visita guiada no local que dura em média 40 minutos. Lá você descobrirá que Neruda era um colecionador compulsivo, pois tem muita coisa exposta.  

la chascona

Horário de funcionamento: De terça à domingo das 10 às 18 horas. 

Endereço: Fernando Márquez de la Plata n. 192 – Bellavista

Preço: $ 6.000 pesos;

Site: La Chascona

Dica Extra

Bom, você chegou ao final de nosso roteiro, se quiser ir embora, tem a estação Baquedano de metrô da linha 1 vermelha.

Mas se ainda tiver disposição e tempo para mais uma atração, recomendamos que conheça o Cerro San Cristóbal, que fica bem pertinho dali, a aproximadamente 300 metros.

Cerro San Cristóbal

É uma montanha com 880 metros, um resquício da Cordilheira dos Andes que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, considerado o maior parque urbano do Chile. É um dos pontos mais altos da cidade e proporciona uma vista de tirar o fôlego. Você pode subir o cerro andando, de bicicleta, de carro ou de funicular, a forma mais tradicional para os turistas.

Lá ficam a Estátua da Virgem de La Inmaculada Concepción com 14 metros de altura e o Zoológico da cidade, caso tenha interesse em visitar. Veja como foi nossa visita Roteiro em Santiago do Chile.

Roteiro a Pé em Santiago - Um dia

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10 às 19 horas; segunda das 13 às 19 horas; no verão funciona até às 20 horas.  

Valor: Funicular ida e volta 2.600 pesos para adulto e 1.950 pesos para crianças;

Endereço: Pio Nono, 450 Bellavista;

Site: Funicular de Santiago

As estações de metrô mais próximas ao Cerro são: Estação Baquedano linha 1 vermelha e a estação Patronato linha 2 amarela.

Se você vai para Santiago, não deixe de ver o post Santiago do Chile com Crianças.

Booking.com

Se vai para Santiago, talvez se interesse por nossos posts sobre a cidade. Veja Roteiro em Santiago – 1 parteRoteiro em Santiago – 2 parte Vinícola Concha y ToroTour gratuito em Valparaíso e em Santiago

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!  

Se gostou do nosso roteiro e pretende fazê-lo, quando voltar conte pra nós como foi sua experiência!

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Dia do Consumidor 728x90

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

21 Comentários

  1. Não conheço Santiago ainda.
    Ótimas dicas, tão bom conseguir conhecer uma cidade a pe né?

  2. angiesantanna disse:

    que delícia de passeio! Estou planejando uma viagem para o Atacama e terei algumas horas no aeroporto, vou aproveitar esse roteiro e dar um rolê na city, obrigada!

  3. Lseco disse:

    Ando louco para ir à América do Sul! Mas tudo o que se passava na minha cabeça era visitar os Andes, os desertos, as Pampas, chegar a Ushuaia,.. Agora já fiquei com uma cidade também para conhecer.

  4. Nunca fui a Santiago, uma pena. Me parece ser uma cidade maravilhosa! Adorei o roteiro a pé que vc fez, adoro cidades em que se é possível locomover sem usar transporte!

  5. Boas dicas! Gostamos principalmente do pattio bellavista a noite, quando vimos muitos restaurantes com música ao vivo. Bem legal!

  6. Que ótimo post! Super prático.
    Já estivemos em Santiago e conhecemos esses lugares que você mencionou. Tudo lindo mesmo!

  7. Murilo Pagani disse:

    Adorei as dicas! Práticas e objetivas para quem não tem muito tempo!!

    Estou planejando ir pro Chile ano que vem, mas certamente ficarei mais dias em Santiago.

    Mas óbvio que usarei esse roteiro!
    hahahaha

    Abraço

  8. Paula Augot disse:

    Excelente roteiro, eu não conheço Santiago, mas penso em ir em breve pro Chile e ficarei apenas um dia em Santiago, vou guardar esse roteiro porque adoro caminhar nas cidades!

  9. Camila disse:

    Vou dar uma dica de quase chilena que sou 🙂 pertinho do Bellas Artes tem uma sorveteria… A Emporio La Rosa! Parada perfeita nesse roteiro! E pra mim, o melhor sorvete do Chile

  10. Josiane Bravo disse:

    Muito obrigada pelas informações 🙂

  11. Josiane Bravo disse:

    Adorei todas as dicas, serão muito úteis para mim quando for visitar Santiago este ano. Vou pela primeira vez para lá e estarei sem carro. Saberia me dizer se é seguro andar por Santiago, estarei viajando sozinha. Desde já agradeço pela atenção 🙂

    Abraços
    Josiane Bravo

    • Carol Miranda disse:

      Josiane, andamos em Santiago sem carro e não tivemos problemas. Nosso hotel era na região central e todos os dias chegávamos tarde. Andamos muito a pé e também de metrô. Aconselho ter os cuidados de sempre, com relação a bolsas. Boa viagem!

  12. Adriana Cavalcanti disse:

    Que poster maravilhoso, adorei ! Não tinha noção da distância entre os lugares, ficou ótimo ! obrigada !