Valle Nevado no Chile

369

O Valle Nevado faz parte do complexo dos Tres Valles, sendo ele o maior destinado a esquiar e possui 107 km em pistas.

É a maior e mais moderna estação de esqui da América Latina. Desde 2013 ostenta o único teleférico de cabines fechadas do país, as chamadas gôndolas. É um local muito procurado pelos brasileiros. Fica a 3.025 metros de altitude, sendo a mais alta das estações da América do Sul, chegando até 3.670 metros em suas partes mais altas.

Possui excelente infraestrutura para o turismo, com lojas de roupas, lojas de presentes, bares, boates, spa,  sete restaurantes e três hotéis: Puerta Del Sol, Tres Puntas e Valle Nevado. O mais econômico deles é o Tres Puntas.

De todos os centros de esqui do Chile, o Valle é o mais apropriado para a prática do snowboard.

Devido a sua proximidade com Santiago, muitas pessoas costumam fazer um bate e volta até lá. Está localizado a 60 km do aeroporto de Santiago, trajeto que dura em média 1 hora e meia.  Valle Nevado

Nosso Dia no Valle Nevado

Chegou o dia mais esperado de nossa viagem: CONHECER A NEVE!!! Eu e meu marido já tínhamos visto a neve nos Alpes na Suíça, mas não tínhamos tido aquele contato com a neve e nosso filho estava super ansioso.

Fechamos o passeio no dia em que fomos ao Mercado Central com uma empresa que não vou citar o nome para não termos maiores problemas. Os atendentes eram brasileiros e foram extremamente atenciosos conosco. Desde o Brasil já tinha pesquisado em várias empresas o preço do transporte para a Cordilheira dos Andes. Como nosso grupo era grande, faríamos o Tour Privado, (alugaríamos uma van para nos levar na terça feira, ficar o dia todo por nossa conta, nos pegar em Farellones na quarta-feira, ficar por nossa conta e nos trazer de volta a Santiago). Passei vários meses pesquisando as operadoras e lendo várias opiniões dos viajantes no TripAdvisor.

Este seria um dos maiores gastos de nossa viagem. Pesquisei muito e errei ao fechar o pacote com esta empresa. O motorista/guia chegou ao nosso hotel no horário marcado, às sete horas. Quando viu nosso grupo (8 adultos e 2 crianças) disse que não poderia nos levar, pois não nos caberia na van junto com nossas bagagens de mão. Brigamos muito, nos estressamos, nos irritamos, liguei para o dono da agência, pois tinha seu telefone, e ele pediu para falar com o motorista. O motorista era funcionário de uma outra empresa que foi contratada para prestar o serviço.  Ele disse que era perigoso subir, que a van era pequena para todos nós, e que a empresa dele não autorizava ele a nos levar… Só se alugássemos outra van para levar um pouco de nós. Perdemos mais de uma hora e meia nesta confusão de leva não leva. Foi muito ruim, foi muito desagradável e tive uma péssima impressão do Chile, já viajei por vários países e nunca passei por uma situação destas.

Depois de muita briga, ficou resolvido que ele nos levaria à neve sem as bagagens. Como não tínhamos outra opção, aceitamos. Voltamos ao hotel para deixar as bagagens (que eram pequenas) e acomodamos tudo que conseguimos em duas mochilas e nas nossas bolsas. Realmente a van era muito pequena para nós e não foi a que contratamos e nos prometeram, quando comecei o contato pelo WhatsApp, ainda do Brasil.

Por conta disso ficamos bem atrasados em nossa programação do dia. Saindo do hotel nossa próxima parada foi em uma loja para locarmos as roupas de neve. Como alugaríamos por dois dias, nos deram um desconto. O valor de uma diária era de 7.000 pesos, para duas diárias fizeram 10.000 pesos cada peça. Com exceção do meu filho, todos alugaram calça, bota para neve e luva impermeável. A empresa deu os óculos de brinde.

Eu já tinha comprado na Decatlon, no Brasil, bota de neve, luva impermeável e calça para o meu filho, mas não gostei da luva dele, que ficava molhada. Então não recomendo comprarem. É melhor deixar para alugar lá. Valeu a pena ter comprado a bota, pois ele usou outras vezes e eu paguei R$ 59,90. Ela era mais quente do que as que alugamos para nós, pois era forrada por dentro e mantinha os pés mais aquecidos.

A calça custou R$ 99,00 e as luvas R$ 39,90. A única peça que não recomendo é a luva.

Antes de sairmos da loja o motorista nos avisou para tomarmos remédio para enjoo, pois como são sessenta curvas, muitas pessoas passam mal, ah e recomendou também que mastigássemos chicletes durante o trajeto. Quando fomos alugar a van, os atendentes tinham nos avisado para tomar um café da manhã bem leve pelo mesmo motivo.

Tomei remédio para enjoo e dei para as crianças. Alguns adultos tomaram e outros não quiseram. Na subida não me senti mal, mas minha mãe sentiu muito mal estar. Minha sobrinha de 3 anos passou mal e vomitou. O resto da turma não teve nada.

A estrada é bem perigosa, cheia de curvas, uma atrás da outra e subirá dos 800 m de Santiago para os 2500 metros de altitude no Valle. Fizemos uma parada no Mirador Tres Valles, há 1.838 metros para tirarmos fotos e apreciarmos a vista! Veja que beleza! Repare também nas curvas da estrada!

Valle Nevado 2

A viagem até o Valle Nevado foi rápida, em menos de uma hora estávamos lá. Não pegamos trânsito na estrada, por termos escolhido ir dia de semana. Mas se você estiver pensando em ir final de semana tome cuidado, pois já ouvi muitos comentários a respeito do trânsito na estrada.

Chegamos ao Valle Nevado e estava muito, muito frio!!! Eu estava com três meias, mas mesmo assim meus pés estavam congelando!!! Mas valeu a pena! A vista é linda, ver aquelas montanhas cobertas de neve é indescritível. Ficamos muito tempo admirando a paisagem.

As crianças não viam a hora de brincar na neve, por isso descemos para perto das pistas e todo mundo fez a maior farra! Um jogou neve no outro… Veja na foto abaixo meu filho deitado na neve, pois ele rolou mesmo na neve. Destaco o ponto negativo da luva própria para neves que comprei na Decathon no Brasil, pois ela ficou toda molhada! Tivemos que emprestar uma para que meu pequeno não ficasse com as mãos congeladas.

Veja também a escola de esqui para crianças e repare no fundo várias delas aprendendo a esquiar. Se quiser saber mais sobre a escola de esqui acesse aqui.

Valle Nevado 3

Fomos até a lanchonete tomar chocolate quente, pois estávamos congelando… O chocolate é uma delícia! Recomendo. Todos nós tomamos.

Parte do grupo queria fazer o passeio nas gôndolas fechadas, parte não, então não fizemos. Ficamos um tempão apreciando a vista.

Valle Nevado 4

Várias pessoas tinham indicado para meu pai e meus irmãos que iriam esquiar não fazer isto no Valle. Deixar para esquiar em Farellones ou em El Colorado, pois o preço seria bem melhor.

Para quem não vai esquiar, não tem muita coisa para fazer no Valle, se você pretende só conhecer, o lugar é lindo, maravilhoso, com uma estrutura impressionante. Se você quiser, como eu, brincar na neve e aproveitar, vá para Farellones, me diverti muito mais. Veja em nosso outro post acessando aqui.

Na foto abaixo a quantidade de pessoas se preparando para pegar o teleférico e ir esquiar! Muito legal, pena que não tenho coragem!!!

Valle Nevado

Ficamos lá umas três horas em média, resolvemos ir almoçar, mas fizemos isto em Farellones. Almoçamos no Restaurante do Hotel Farellones. A comida estava deliciosa, recomendo! Comi um salmão com purê de batata que estava divino. Meu filho comeu fillet com batata frita que também estava muito gostoso. Todos os pratos entre 10 e 12.000 pesos, prato individual. Apesar de caro, comparado com os valores brasileiro, é o preço praticado no Chile. Vejam as cervejas que tomamos por lá!

Uma das partes mais legal foi almoçar vendo as montanhas, veja na foto abaixo tirada pela janela do restaurante o vilarejo de Farellones.

restaurante farellones

De lá o Guia nos levou numa Mini Mercado para comprarmos alguma coisa para jantarmos e algumas bebidas, pois dormiríamos em Farellones num hostal. Se quiser sabem mais sobre o local em que ficamos, fizemos um post sobre ele, acesse: Hotéis no Chile.

Finalizamos nosso dia tomando uma cerveja super gelada vendo a montanha. Torcemos muito para ver a neve caindo, pena que não aconteceu. Mas nos divertimos muito.

Não me arrependo de ter gasto um pouco mais para poder dormir nas montanhas! Foi uma aventura e tanto, principalmente ver o entardecer! É muito lindo.

vista

Como Chegar

Você pode alugar um carro para chegar até lá, mas não recomendo, pois nós brasileiros não temos experiência em dirigir na neve e a estrada é perigosa, cheia de curvas; excursão de um dia; transfer feito por várias empresas; transfer de helicóptero.

Rota de carro

Siga a Rodovia Costanera Norte até chegar à saída La Dehesa Sul. Vire à esquerda no semáforo da Avenida Las Condes e siga a estrada em direção a Farellones. Siga até a curva 40 onde encontrará o desvio até Valle Nevado, a partir desta estrada demorará 15 minutos para chegar a estação de esqui.

Horário de Subida e Descida pelas Estradas

De segunda a sexta-feira (exceto feriados): Subida e descida durante o dia todo.

Sábados, domingos e feriados: Subida de 08h às 13h. Descida de 16h às 20h. Sem restrição de 20h às 08h do dia seguinte.

*Horários sujeitos à mudança de acordo com as instruções passadas pelas autoridades rodoviárias do Chile.

Período de neve

Normalmente vai de meados de junho ao final de setembro, mas é muito relativo. Para ver quando começa a temporada de neve, acompanhe o site do Valle Nevado, que traz esta e outros informações, como a previsão do tempo. Se você clicar na opção Webcam do Valle Nevado, você terá a vista da piscina e do teleférico norte em tempo real.

Para acompanhar a previsão do tempo no Chile, acesse aqui.

Quanto Custa para Entrar no Valle Nevado?

Você não precisa pagar nada para visitar o Valle Nevado, você paga apenas as atividades que participar.

Listei abaixo o preço de algumas atividades, para te ajudar. Estes valores estão disponíveis no site do Valle Nevado, atualizados para a temporada de 2016.

• Passeio de Gôndola (teleférico fechado): de $ 24.000 a $ 48.000 pesos
  • Passeio de Gôndola e Almoço: de $ 30.000 a $ 65.000 pesos
  • Aluguel de roupas de esqui e duas horas de aulas coletivas: de $ 70.000 a $ 88.000
  • Almoço no Restaurante Don Giovani: $ 26.000 pesos

Para ter acesso a lista completa do tarifário praticado pelo Valle Nevado, acesse aqui.

Informações

Site: Valle Nevado

Tarifário: Tickets 2018

Telefone: 08008921047; (56-2) 2477 77 01

E-mail: [email protected]

Dicas de Roupas

Filho vestia: conjunto de blusa e calça primeira camada, sweater, calça impermeável, gorro, casaco muito quente, três meias e botas própria para neve e luvas para neve, quase tudo da Decathlon.

Eu vestia: blusa primeira camada da Decathlon, cardigã de lã preta, calça impermeável alugada, casaco impermeável, meia calça grossa, três meias, cachecol, protetor de ouvidos, chapéu, botas para neve alugada e luvas para neve.

Marido vestia: camiseta de manga curta, camiseta de manga comprida, cachecol, casaco bem quente, calça primeira camada, calça impermeável alugada, gorro, duas meias e botas para neve.

Mais Dicas Sobre o Chile

Estações de esqui do Chile

Roteiro a pé em Santiago – passeio de um dia

Neve em Farellones: muita diversão pertinho de Santiago

Caímos no golpe dos taxistas em Santiago

Vinícola Concha Y Toro por conta própria

O que fazer em Viña del Mar

Como organizar uma viagem para o exterior