Valparaíso esta localizada a 120 km de Santiago e é o principal porto do Chile. É conhecido por seu ar boêmio e artístico. Possui uma charmosa arquitetura colonial, ótimos restaurantes de frutos do mar, mercados e lojas. Não há uma versão oficial com respeito à quantidade de morros que rodeiam a baía de Valparaíso, mas dizem que são 42.

Nos morros podemos ver casas de diferentes cores que formam um labirinto gigante de becos, longas escadas e mirantes. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano 2003. Você não pode ir embora da cidade sem subir em algum dos elevadores patrimoniais ao ar livre que ainda existem ou dar um passeio de barco pela baía.

Como chegar a Valparaíso

É uma cidade também conhecida por sua vida noturna. Tem inúmeros bares e pubs onde, muitas vezes, as pessoas bebem até ao amanhecer. Vários destes estabelecimentos possuem cervejas artesanais, muito saborosas por sinal. Experimentamos várias.

Cervejas Artesanais Valparaíso

Saímos tarde (por volta das 10hs) do hotel em Santiago rumo ao Terminal Alameda onde pegaríamos o ônibus para Valparaíso. Fomos pela empresa Turbus e pagamos 2.600 pesos por pessoa, achei ótimo não cobrarem passagem das crianças (3 e 6 anos). O ônibus era de dois andares e as crianças acharam o máximo ir no andar de cima vendo tudo! O ônibus estava vazio então não precisaram ir no colo.

A viagem durou 1 hora e meia, não teve nenhuma parada no caminho. O ônibus era limpo e confortável. Na rodoviária pegamos um táxi para o hotel, pagamos 2.500 pesos para nos levar ao  IBIS Hotel, que ficava a 2,8 km de lá. Fizemos o check in e deixamos as malas. Leia em nosso outro post informações sobre os hotéis.

Na recepção do hotel tinham vários folhetos de programas, mapas da cidade e outros folders, que foram bem úteis.

 

Saímos do hotel, caminhamos por aproximadamente 600 metros e chegamos ao Ascensor Concepción, que é um dos mais famosos da cidade. Pagamos 300 pesos por pessoa, só a Silvia de 3 anos não pagou. Foi uma experiência diferente e as crianças adoraram.

Ascensor Concepción, Valparaíso Chile

De lá conseguimos ter uma visão privilegiada da cidade e da região do porto. Repare na foto abaixo o IBIS Valparaíso, hotel em que nos hospedamos na cidade. Para saber mais, veja nosso post Hotéis no Chile

Valparaíso do Chile

Valparaíso de Chile

Como estávamos famintos, fomos direto almoçar. Andando pelas ruas encontramos o Restaurante Abtao e gostamos muito. O restaurante é uma graça, aconchegante, bonito e a comida é muito gostosa.

Roteiro em Valparaíso do Chile Parte 1 6

Comi um filé de tilápia ao molho três queijos com nhoque que estava delicioso. Todos os pratos individuais custam na faixa de 10.000 pesos. Para quem não gosta de misturar na comida doce e frutas preste atenção no cardápio, pois meu marido pediu um filé e estava doce, não gostou. O meu estava divino!!!

Os pratos são individuais e pequenos, para nós brasileiros acostumados com muita comida. Caso queira experimentar, o restaurante fica na Calle Abtao, 550 Cerro Concepción.

Roteiro em Valparaíso do Chile Parte 1 7

Demos algumas voltas pelo Cerro, nos deliciamos com a vista da cidade, que é divina, mas tivemos que ir embora cedo, pois estava bem frio e começou a chover. Mas pudemos admirar as casas coloridas e os belos desenhos não só nas casas, mas também nos muros.

Descemos pelo Ascensor Reina Victoria, que foi inaugurado em 1902 e é bastante visitado pelos turistas, por esta próximo da Igreja Anglicana, Igreja Luterana, entre outros locais. Ele sai da calle Elias e chega no Paseo Dimalow. Pagamos 100 pesos por pessoa.

Ascensor Reina Victoria, Valparaíso

Demos umas voltas no centro da cidade e fomos de volta para o hotel, lanchamos por lá mesmo, o que representou uma economia, já que gastamos muito com alimentação em nossa viagem ao Chile. Comemos um sanduíche em pão integral (grande) por 2.500 pesos e fomos descansar. Achamos que em Valparaíso estava mais frio que em Santiago.

Para saber como foi nosso segundo dia em Valparaíso, acesse Roteiro em Valparaíso do Chile Parte 2.

Como Chegar a Valparaíso

A forma mais fácil de chegar a Valparaíso é de carro ou ônibus a partir de Santiago. A viagem dura 1 hora e meia.

Existem várias empresas que fazem excursões de um dia para conhecer Valparaiso e Viña del Mar, o preço varia muito. Com preços a partir de 25.000 pesos. A Turistik cobra 30.600 pesos (valor em novembro de 2015) por pessoa, isso equivale a mais ou menos R$ 212,00. 

Descobri que existiam duas empresas de ônibus que faziam as viagens partindo de Santiago para Valparaiso e Viña del Mar, a Tur Bus  e a Pullman. Os ônibus saem do Terminal Alameda (próximo ao metrô Universidad de Santiago) e tem muitas opções de horário, aproximadamente de 15 em 15 minutos.

Pensei em comprar as passagens com antecedência pela internet, mas não é possível, pois precisamos do RUT (versão chilena do CPF) e sem ele não é possível comprar. Mas não foi necessário. Não pegamos fila e tinha passagens para o próximo horário. O preço varia entre 2.000 e 4.000 pesos. Pagamos 2.600 pesos na ida e 3.600 pesos na volta. Fomos pela Tur Bus, achei ótimo pois não cobram passagem de crianças (3 e 6 anos).

A viagem dura aproximadamente 1 hora e meia. Não teve nenhuma parada no caminho. O ônibus era limpo e por sorte não estava lotado, as crianças nem precisaram viajar no colo.

Para consultar o preço atualizado das passagens, acesse o site das empresas:

Tur bus 

Pullman 

Mais Dicas Sobre o Chile

Estações de esqui do Chile

Roteiro em Santiago – Parte 1

Roteiro a pé em Santiago – passeio de um dia

Caímos no golpe dos taxistas em Santiago

Vinícola Concha Y Toro por conta própria

O que fazer em Viña del Mar

Como organizar uma viagem para o exterior

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: