10 Melhores lugares para viajar em outubro no Brasil 2022

Conteúdo

Quer saber pra onde viajar em outubro? Preparamos uma lista com os melhores lugares para viajar em outubro no Brasil e tem opções pra todos os gostos: praias, cachoeiras e parques aquáticos.

Dos destinos selecionados, 2 possuem festividades no mês de outubro. São elas: Blumenau em Santa Catarina e Belém no Pará, sendo por isso são ótimos lugares para viajar em outubro.

Ah em outubro tem ainda o Dia das Crianças, por isso selecionamos também alguns destinos incríveis para viagens em família. 

pra onde viajar em outubro

Aproveite para descobrir:

Melhores lugares para viajar em outubro no Brasil

Blumenau – SC

Vila Germânica em Blumenau
Vila Germânica em Blumenau

A cidade de Blumenau em Santa Catarina é um destino perfeito para viajar em outubro, por conta da Oktoberfest: a festa da cerveja. Uma festa tipicamente alemã, que foi fundada em Munique na Alemanha.

Em 2022 a Oktoberfest acontecerá de 05 a 23 de outubro. Você pode conferir a programação completa aqui. 

A festa terá a apresentação de várias bandas que prometem momentos de muita diversão. Ah e além de vários rótulos das mais famosas cervejarias do vale da cerveja, a gastronomia é outro ponto a destacar. Não deixe de experimentar o bretzel, o goulash e spätzel, que são comidas típicas germânicas.

A cidade de Blumenau é encantadora, não deixe de caminhar pelo centro da cidade, ir ao Museu da Hering e ao Museu da Cerveja.

Se quiser dica de um passeio debate e volta, vá até Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. A cidade fica pertinho de Blumenau e é super charmosa.  

Caldas Novas – GO

Clube Privé Caldas Nova,s, Privé Caldas Novas
Clube Privé em Caldas Novas Goiás

Caldas Novas é um destino perfeito para quem ama sol, piscina e muita diversão. A cidade conta uma vasta rede hoteleira e com vários parques aquáticos.

Em outubro é comemorado o Dia das Crianças, por isso se você está procurando um lugar para viajar nessa ocasião Caldas Novas é uma ótima pedida. O destino faz muito sucesso com os pequenos, que se deliciam em suas piscinas com águas termais e seus inúmeros parques aquáticos.

Os parques aquáticos mais famosos da cidade são o Di Roma Acqua Park e Water Park. O Hot Park é o mais conhecido, mas fica em Rio Quente, a 30 km de Caldas Novas.

Estando na cidade é possível também conhecer o local onde as águas quentes foram descobertas. Para isso vá ao parque Lagoa Quente e fazer uma visita guiada.

Em outubro as chuvas começam em Caldas Novas, mas provavelmente não vão atrapalhar sua viagem, pois as chuvas costumam acontecer no final da tarde.

Olímpia SP

Thermas do Laranjais em Olímpia
Rio Selvagem no Thermas dos Laranjais em Olímpia

Outro destino perfeito para viajar em outubro é a cidade de Olímpia. A cidade conta com dois parques aquáticos incríveis: o Hot Beach e o Thermas dos Laranjais.

O Thermas dos Laranjais vem participando todos os anos das listas de melhores parques aquáticos da América do Sul. Ele fica aberto 365 dias por ano e conta com mais de 50 atrações. Vale muito a pena conhecer.

Nós amamos o parque e saímos de lá com gostinho de quero mais. As atrações mais cobiçadas do Thermas são sua montanha-russa aquática e simulador de surf. Ela conta também com vários toboáguas. O parque é enorme!!! Então prepare suas pernas, pois caminhará muito, mas a diversão é garantida.

O Hot Beach é bem menor, mas também super charmoso. O parque parece muito com o Hot Park de Goiás. Vale também a pena reservar um dia para conhecê-lo.

  • Temperatura: entre 21° e 32°.
  • Precipitação (chuva esperada): 105 mm – poder chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • Onde se hospedar:  hospedagem em Olímpia

Natal – RN

Ponta Negra em Natal
Praia de Ponta Negra em Natal

Se você está procurando um destino com praias paradisíacas, acabou de encontrar. Natal é o ponto de partida ideal para conhecer as melhores praias do Rio Grande do Norte

O Morro do Careca na Praia de Ponta Negra e a Praia de Genipabu são os principais cartões postais de Natal. Não deixe de conhecer. 

Mas existem outros lugares lindos, que merecem estar no seu roteiro, como Maracajaú e Pipa.

Maracajaú é conhecido como Caribe do Rio Grande do Norte, por seu apelido já deu pra notar que deve ser lindo né? Fica a 70 km de Natal e existem vários passeios de um dia até lá. Nós amamos mergulhar e ver um montão de peixinhos coloridos.

Pipa é simplesmente apaixonante e foi escolhida por nós do Vamos Por Aí como nossa praia favorita no Brasil. Chique né? As praias de Pipa estão constantemente nas listas que elegem as praias mais bonitas do Brasil.

Natal fica localizado a 180 km de João Pessoa, portanto é possível aproveitar e reunir os dois destinos numa mesma viagem.

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, fica localizada no Estado de Goiás a 223 km de Brasília. A cidade é o destino perfeito para quem gosta de cachoeiras e de muito contato com a natureza. O destino é considerado com um dos melhores lugares para viajar em Goiás.

Viajar para Chapada em outubro é uma boa pedida, pois a partir de novembro as chuvas se intensificam por lá e finalizam somente em março. Se você quiser fugir das chuvas, tente programar sua viagem para a primeira quinzena de outubro.

Nós já viajamos para Chapada em outubro, pegamos dias belíssimos de sol e chuva somente à noite.

Algumas das mais belas cachoeiras do Brasil encontram-se na Chapada, como é o caso da Cachoeira Santa Bárbara, da Cachoeira Almécegas, entre outras. O Vale da Lua também é um lugar muito procurado pelos turistas.

Porto de Galinhas

pra onde viajar em outubro? Porto de Galinhas
Pra onde viajar em outubro? Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é o destino de sonho de muitos turistas que desejam conhecer suas belíssimas piscinas naturais.

A cidade fica localizada a 50 km do aeroporto do Recife e conta com atrações que prometem momentos de muita diversão.

A cidade fez e faz constantemente parte de várias listas que elegem as melhores praias do Brasil.

Estando em Porto de Galinhas também é possível um bate volta até Maragogi em Maceió, pois a distância entre elas é de 87 km. Muitas empresas vendem passeios de um dia até lá.

O passeio de buggy de ponta a ponta é um dos mais famosos da cidade, não deixe de fazer e conferir praias cinematográficas.

Penha SC

Beto Carrero World
Beto Carrero World

Penha em Santa Catarina, é famosa por abrigar o parque de Diversões Beto Carrero World. É uma cidade litorânea, por isso uma boa pedida para quem quer se divertir no parque e também pegar uma praia. 

A cidade fica localizada a 122 km de Florianópolis, mas fica perto de outros destinos cobiçados em Santa Catarina como Balneário Camboriú e Bombinhas. Lugares que podem facilmente serem conjugados numa mesma viagem.

Penha é um ótimo destino para viajar em outubro, para quem procura um lugar para viajar no Dia das Crianças.

Ah e no mês de outubro existe uma promoção ainda mais legal no Beto Carrero: criança de até 12 anos não paga ingresso, desde que acompanhada por um adulto pagante. Confira mais informações no artigo desconto no ingresso do Beto Carrero.

  • Temperatura: entre 18° e 22°.
  • Precipitação (chuva esperada): 141 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • Onde se hospedar: hospedagem em Penha

Búzios – RJ

melhores lugares para viajar em outubro Búzios
Lugares para viajar em outubro: Búzios no Rio de Janeiro

A cidade de Búzios no Rio de Janeiro é uma ótima escolha para quem pretende conhecer a região dos Lagos no Rio de Janeiro e fugir da multidão, que lota a região durante o verão.

A cidade fica localizada a 178 km do Rio de Janeiro, mas chegar até lá é relativamente simples, pois você pode alugar um carro ou ir de ônibus. Do aeroporto do Galeão partem ônibus para Búzios em 5 horários por dia.

Além de curtir as belíssimas praias da cidade, você poderá conhecer também as praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Durante à noite a Rua das Pedras fica lotada e é o point da cidade. No local existem vários bares e restaurantes.

Se curte praias pequenas e super charmosas não dei deixe de conhecer a Paria da Ferradurinha que é perfeita.

  • Temperatura: entre 21° e 24°.
  • Precipitação (chuva esperada): 90 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem
  • O que fazer: passeios em Búzios
  • Onde se hospedar: hospedagem em Búzios

Maceió

Maceió em Alagoas
Maceió em Alagoas

Se você está à procura de um destino para curtir praia em outubro, acabou de encontrar, pois Maceió é uma ótima escolha. 

Maceió com seu mar azul, com suas piscinas naturais e uma culinária deliciosa são alguns dos motivos que farão você se apaixonar por Maceió. Estando na cidade não deixe de ir ao Imperador dos Camarões, nosso restaurante preferido por lá. 

Praia do Gunga, Praia do Francês, Maragogi e São Miguel dos Milagres são apenas algumas das belíssimas praias que poderá conhecer numa viagem a Maceió. Mas existem várias outras. 

É um destino que pode facilmente ser conjugado com Porto de Galinhas, ou com Recife, por conta de sua proximidade.

  • Temperatura: entre 24° e 26°.
  • Precipitação (chuva esperada): 61 mm – baixa possibilidade de chuva
  • Onde se hospedar: hospedagem em Maceió

Belém PA

Melhores viagens para outubro: Belém do Pará
Melhores viagens para outubro: Belém do Pará

No mês de outubro a cidade de Belém tem uma festividade especial: o Círio de Nazaré, que é a maior festa católica do Brasil. É também uma das maiores manifestações religiosas do mundo. 

O Círio acontece no segundo domingo de outubro e reúne mais de 2 milhões de pessoas, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. O Círio de Nazaré foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2013.

Estando em Belém, tem um montão de coisas para você fazer. Se pretende conhecer um pouquinho da floresta amazônica, não deixe de conhecer o Magal das Graças um parque enorme com borboletário, viveiro de pássaros e orquidário.

Se gosta de conhecer a história dos lugares por onde anda, não deixe de visitar o Forte do Presépio, que foi construído em 1616. O Forte foi a primeira construção de Belém, com a intenção de proteger a cidade de invasores holandeses e franceses.

Se você gosta de açaí não deixe de ir à Feira do Açaí, pois a fruta é o símbolo do estado 

  • Temperatura: entre 24° e 32°.
  • Precipitação (chuva esperada): 29 mm – baixa possibilidade de chuva
  • O que fazer: 
  • Onde se hospedar: hospedagem em Belém

Dicas para economizar na sua viagem

Com passagem aérea

Para organizar sua viagem é necessário que comece a planejar com certa antecedência, principalmente quando você utilizará o transporte aéreo para seu deslocamento.  

Para comprar sua passagem aérea recomendamos que faça isso com no mínimo 30 dias de antecedência, pois se fizer isso com menos tempo pagará bem caro por suas passagens. 

Tente também não comprar sua passagem de ida para uma sexta-feira e a de volta para o domingo, pois nesses dias o preço da passagem costuma ser mais caro. 

Para descobrir os melhores preços de passagens recomendamos que use o Kaiak, um comparador do preço de passagens, que muitas vezes tem preço melhor do que se você comprar na própria companhia aérea. 

Com passeios

A forma mais fácil e rápida de comprar seus passeios pelos mais variados destinos do Brasil e do mundo é utilizando sites como Civitatis Luck Receptivo.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo durante nossa viagem pesquisando passeios, pois tempo também é dinheiro. 

A Luck receptivo é uma empresa que opera em várias capitais do Nordeste e tem como vantagem ter lojas nos aeroportos de várias capitais. 

Já a Civitatis é uma empresa que vende não só passeios no Brasil, mas no mundo inteiro. Já utilizamos inúmeras vezes. 

Bom pessoal é isso. Espero que tenham gostado de nossas dicas dos melhores lugares para viajar em outubro no Brasil.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre algum desses destinos? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

7 respostas

  1. Bom saber que outubro é uma boa época para viajar para Natal e Belém, que são 2 destinos que quero muito conhecer em breve!

  2. Conheço 7 lugares da sua lista e realmente cada um vale a pena de uma forma diferente. Principalmente a Chapada dos Veadeiros, de onde voltei recentemente.

    1. Que bom que curtiu as dicas! Quem sabe agora não se programa para conhecer os outros 3? Bjs

  3. Ótimas dicas de lugares para viajar em outubro. Ainda não conheço como a Chapada dos Veadeiros e acho que deve ser demais de linda. No meu caso, que já estou aposentada e posso viajar fora de temporada, escolheria ir após os feriados pois fujo dessas datas festivas. Tudo fica cheio e os preços aumentam.

    1. Realmente, viajar fora de feriado e épocas festivas é melhor ainda!

  4. Ameeei essas sugestões de lugares para viajar em Outubro! Estava super em dúvidas e decidi que vou para Caldas Novas. Não vejo a hora. Obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.